Moradores da localidade São Bento, no distrito de Mussurepe, em Campos dos Goytacazes, estão sem iluminação pública há um ano. Segundo eles, já foi solicitada por várias vezes ao setor de iluminação pública da Prefeitura Municipal a reposição de lâmpadas queimadas. O lugar reúne cerca de 12 famílias no entorno do Mosteiro de São Bento, patrimônio histórico e religioso da cidade. Apenas a luz do prédio costuma ser acesa quando há missas aos domingos, contou um morador.
Adeilson Viana sempre viveu em São Bento. Ele conta que o lugar nunca ficou tanto tempo às escuras. O morador guardou vários protocolos com os pedidos endereçados à Prefeitura de Campos para que as lâmpadas fossem substituídas.
“Estamos passando por total abandono por parte do poder público municipal no que se refere à iluminação pública. Já não temos a quem mais recorrer. A superintendência de iluminação anota os pedidos, mas nada faz. Nosso supervisor do bairro muito menos. Estou com pontos de luz apagados em frente a minha casa por mais de ano, e ainda pagando por um serviço que não temos. Absurdo total. A comunidade já teve duas festas dos padroeiros este ano. A última foi no dia 7 de outubro com a praça às escuras”, revela.
A reportagem procurou saber do posicionamento da Prefeitura de Campos em relação ao pedido dos moradores de São Bento, em Mussurepe. Por meio de nota, a Subsecretária de Iluminação Pública informou que “a localidade de São Bento tem serviços de iluminação. A pasta promoveu, recentemente, a manutenção em uma grande área da Baixada Campista, como Baixa Grande, Alto do Eliseu e Lago do Garcia, entre outras localidades, e continua atuando na região.
O subsecretário da pasta, Diego Dias, frisa que um novo levantamento será realizado em São Bento “para identificar a necessidade de manutenção ou reparos na rede”, conclui a nota.