×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Professor do IFF analisa a instalação de usinas termelétricas na região

Roberto da Silva tem formação em engenharia elétrica e física; ele considera que novas unidades vão gerar grandes empreendimentos

Entrevista
Por Ocinei Trindade
6 de julho de 2022 - 12h25
Professor Roberto da Silva do Instituto Federal Fluminense

Na reportagem especial do Terceira Via desta semana, “Com 13 novas termelétricas, região Norte produzirá mais energia que Itaipu” (clique aqui), especialistas falam sobre as perspectivas para a economia com investimentos em energia em Campos e cidades vizinhas. Para o engenheiro eletricista e físico Roberto da Silva, professor do Instituto Federal Fluminense em Macaé, a instalação de um parque termoelétrico promove vantagens para atrair grandes empreendimentos neste período, embora o impacto ambiental tenha que ser observado.

Como avalia a criação de unidades termelétricas para a geração de energia nas cidades da região?

Toda região para ser favorecida pelo desenvolvimento e novos empreendimentos, necessita ter produção de energia elétrica disponível. Isso mostra que as cidades e região estão aptas a receberem grandes novos empreendimentos, no que tange a empresas de qualquer ramo de atividade industrial. A condição preliminar e condicional está sendo atendida, que é energia elétrica disponível para atender a demanda necessária. E o mais importante é a criação de empregos diretos, indiretos, fortalecimento do comércio e da rede hoteleira.

Como observa o custo para o funcionamento de uma unidade termelétrica?

Geralmente, os valores são definidos em leilões de venda de energia elétrica, onde participa a empresa que já tem o empreendimento; ou o mesmo pode ser ofertado com certa carência temporal de dois ou três anos. Ou seja, a empresa participa, e após ter ganhado, tem um prazo definido para disponibilizar a energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN). Desta forma, os últimos leilões têm fechado o preço de R$800,00 por MW, o que equivale a 1000 Watts.

Obras da Termelétrica Marlim Azul em Macaé

Qual a vantagem e a desvantagem para o uso de usinas termelétricas no país?

O uso de usinas termelétricas tem como principal vantagem a proximidade da instalação e construção da usina ou planta, próximo aos grandes centros consumidores. Isto favorece na diminuição do custo de transmissão, além de não depender das chuvas torrenciais. Como desvantagem têm dois aspectos: o econômico/social, pois o custo da energia é mais caro; e o impacto ambiental, em virtude de liberação de gases aquecidos para a atmosfera, contribuindo com efeito-estufa e aquecimento global.

A criação de um parque temelétrico na região pode implicar em que tipo de desenvolvimento?

A região com um parque termoelétrico instalado, temos a grande vantagem de atrairmos grandes empreendimentos, o que nos trará como consequência o desenvolvimento da região e o aumento do nível de empregabilidade.

Para o consumidor ou contribuinte, o uso da energia termelétrica reflete na hora de pagar a conta. Como avalia essa questão?

Geralmente, a energia oriunda das usinas termoelétrica é direcionada a grandes consumidores, onde os mesmos conseguem melhores preços no mercado livre de energia. Do contrário, essas usinas contribuem com o sistema elétrico, nos períodos de escassez das águas, onde ocorre baixo nível de água nos reservatórios das usinas hidroelétricas. Dessa forma repercute na fatura ou conta de energia dos consumidores residenciais e comerciais.

Sobre unidades termelétricas na região, o que mais gostaria de destacar?

As usinas que estão sendo construídas não significam que as mesmas irão operar ou produzir energia 24 horas, pois tudo irá depender das necessidades e demandas energéticas do sistema elétrico. Compensa o empreendimento, pois mesmo sem gerar energia, elas ficam aguardando a sua necessidade operativa e ganhando disponibilidade pelo Operador Nacional do Sistema (ONS).

LEIA MAIS

Com 13 novas termelétricas, região Norte produzirá mais energia que Itaipu

Pesquisador avalia o impacto das usinas termelétricas na região