×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Gado tubapuã trazido de Goiás começa a ser criado em fazendas de Campos

.

Coluna do Balbi
Por Coluna do Balbi
26 de junho de 2022 - 0h05


O forte empresário rural Aluísio Gonçalves está introduzindo em Campos, mais precisamente na Baixada Campista, a raça do bovino tubapuã, conhecida também como “Zebu Brasileiro” com grande rentabilidade na pecuária de corte. Esse tipo de gado é resultado de um alinhamento genético de uma raça brasileira com animais da Índia. O tabapuã surgiu no início do século passado em Goiás. A ideia do empresário é criar matrizes de primeira linhagem e vendê-las através de leilões para todo o Brasil. No segundo semestre a raça vai começar a ser percebida em exposições e feiras agropecuárias da região.

Para celebrar os 10 anos do veículo de comunicação que mais cresceu no estado
Há 10 anos o médico e empresário Herbert Sidney Neves criava mais uma empresa do Grupo IMNE: o Sistema Terceira Via de Comunicação. Em uma década, nenhum outro grupo deste segmento cresceu tanto no interior do estado do Rio de Janeiro. E para celebrar, no dia 09 de julho, uma festa para mil convidados vai acontecer na Usina do Queimado, onde está sendo montada uma mega estrutura. Boa música e comidinhas da terra, para uma confraternização entre amigos e parceiros, reunindo pessoas influentes dos segmentos sociais, econômicos e políticos do estado do Rio. É para celebrar mesmo.

Depois de Campos apostar no caldo de cana com pastel, Italva leva fé no seu quibe
Se em Campos a mulher do turismo, Patrícia Cordeiro aposta no caldo de cana com pastel como grife da culinária popular do município, Italva vai apostar tudo no quibe com seus recheios e variações. O prato será o carro chefe de um centro gastronômico que está sendo construído na cidade vizinha.

Abertas inscrições para estágios em empresas do Porto do Açu
Estão abertas as inscrições para o Programa de Estágio Técnico Integrado da Rede de Empregabilidade do Porto do Açu, em São João da Barra. O foco está em profissionais da região com atuação no complexo portuário. As oportunidades são para as empresas Porto do Açu Operações, Ferroport Vast e Dome. Até 04 de julho os profissionais poderão se cadastrar para processo seletivo através do site vagas.com/rede-de-empregabilidade.

UENF vai ter Workshop da FAPERJ sobre desenvolvimento regional
Estão abertas as inscrições para o II Workshop FAPERJ que vai ter como tema a inovação e o fomento para o desenvolvimento regional. O objetivo é orientar sobre as diversas formas de captar recursos para as empresas da região. Vai acontecer em 04 de julho no Centro de Convenções da Universidade Estadual do Norte Fluminense – UENF.

Baixada Campista prepara o terreno para a primeira safra da Usina Paraíso em 2023
O plantio de cana-de-açúcar da Baixada Campista, e em municípios vizinhos como Quissamã e Carapebus, para a primeira safra de Paraíso já começou. A nova unidade da Coagro começa a operar em 2023 em um investimento de R$ 50 milhões na montagem de um novo parque fabril de alta tecnologia e que vai gerar mais de dois mil empregos. O anúncio oficial foi feito na semana passada pelo presidente da Coagro, Frederico Paes.

Fashion Day da CDL e Sebrae promete agitar Goytacazes na sexta-feira
O Evento Fashion Day, que movimentou a Praça São Salvador, no Centro de Campos, no mês de março de 2022, chega agora ao distrito de Goytacazes, na Baixada Campista. A programação está marcada para o dia 1º de julho de 2022 com o objetivo de estimular as atividades empresariais e promover o desenvolvimento de ações para o segmento de moda, artesanato e gastronomia. O Fashion Day acontecerá na Praça São Benedito, entre 18h e 23h. “Nossa intenção é fomentar negócios e dar visibilidade para o comércio e indústria do setor de vestuário de Goytacazes, além de promover a revitalização e o fortalecimento das marcas já existentes”, disse Edvar.

Região abastece o mercado do Ceasa no Rio com aipim
O empresário Mário Antônio Bittencourt acertou em cheio quando decidiu dividir suas atenções entre o mercado imobiliário e o agronegócio. Ele está mandando para o Ceasa, em Irajá, no Rio de Janeiro, duas carretas por semana carregadas de aipim. Quer dobrar essa remeça ainda esse ano.


“Seu Pintinho” o sapateiro da Pelinca completa 73 anos
Evaldo Aires Pinto das Dores, “Seu Pintinho” que o professor Hélio Coelho Filho chama de “Mestre Sapateiro” completou 75 anos. É sem dúvida o sapateiro mais famoso e querido de Campos, que herdou a profissão do pai Manuel Aires Pinto das Dores no eterno ponto nos arredores da Pelinca. “Seu pintinho” aprendeu o ofício também na Bolero Modas onde fazia sapatos sob medida para gente de fino trato. Com uma clientela pouca, mas fiel, ele se diz um profissional realizado. Um salve para ele!!!!

Advogados de Campos tomam posse no Conselho da OAB do Rio de Janeiro
Dois advogados de Campos tomaram posse na semana passada na Comissão de Direito Constitucional da Ordem dos Advogados do Brasil -OAB/Rio de Janeiro-. São eles: José Paes Neto e Tainá de Oliveira.

O dia mais triste de Danuza Leão entre Macaé e o Rio de Janeiro
A jornalista e escritora Danuza Leão já é saudade. Um dos maiores dramas da sua vida envolveu a região. Em 28 de junho de 1984, um avião se chocou contra uma montanha em Macaé. Na aeronave estavam 13 jornalistas de diversas emissoras de televisão, que iriam realizar uma cobertura jornalística na Bacia de Campos, a convite da Petrobras. Não houve sobreviventes. Para piorar a situação, uma equipe da TV Globo enviada à Macaé para cobrir o desastre, sofreu um acidente automobilístico ao regressar ao Rio. Foi quando morreu o repórter Samuel Wainer Filho, o Samuca, filho de Danuza e do grande Samuel Wainer. Foi um dos momentos mais tristes da história do jornalismo brasileiro.

Maycon Caneca

Feijão do Jiu Jitsu estará em Campos no mês que vem
Está confirmada a presença do lutador de jui-jitsu, referência do esporte no Brasil, o Feijão, em Campos. O atleta está vindo por intermédio do Projeto Social Caneca, coordenado por Maycon Caneca e Matheus Galácio, que é dono do maior tatame de Campos, no bairro São Silvestre, em Guarus. Os meninos do projeto – apesar de todas as dificuldades enfrentadas, como financeiras e sociais – chamaram a atenção de Feijão pelo rendimento em campeonatos nacionais. Maycon conseguiu parcerias e patrocínios para trazer e hospedar Feijão em Campos. No Centro de Treinamento, o ícone do esporte vai proferir palestras e aulas para a garotada.

Novas articulistas para esta página opinativa
A partir de julho a jornalista Patrícia Daldegan escreve para este jornal na frequência mensal, nesta página de opinião. Patrícia deu um salto em sua carreira, passando de jornalista de redação, para docente do curso de comunicação social, empresária, assessora de imprensa e, agora, ocupa um cargo de confiança na Federação da Indústria do Rio de Janeiro, a Firjan, em Campos. Além de exercer sua carreira profissional com maestria, ela é mãe de dois e casada com o também jornalista Rodrigo Florêncio. Daldegan vai dividir este espaço com a líder em negócios Paula Alexandrisky.