Ética, informação e jornalismo responsável são as características dos 32 anos de carreira do jornalista Júlio César Tinoco Reis, que agora faz parte do time da 3ª Via TV. Além de dividir o comando do telejornal Radar Regional com a apresentadora Cíntia Barreto, ele também estará à frente do programa semanal Pauta Livre, com previsão de estreia em março.
Segundo o jornalista, é uma alegria poder fazer parte do Sistema de Comunicação 3ª Via e trabalhar com o que ama. “Estou muito feliz com a possibilidade de vivenciar a emoção da redação no preparo de um telejornal. Diariamente somos desafiados pelo novo, pelo inusitado e, principalmente, pelo tempo para fechar a produção de conteúdo. Tudo tem que estar pronto em um curto espaço de tempo e isso garante uma carga de adrenalina e tanto. Trabalhar no que gosto, me torna feliz e realizado”, afirma.
Para o diretor do Sistema de Comunicação Terceira Via, Fábio Paes, o jornalista tem muito a acrescentar com sua experiência. “Júlio Tinoco é um jornalista respeitado, com uma bagagem enorme no jornalismo campista, e chega em um momento em que o Terceira Via está em franco crescimento. Vai se juntar a uma equipe afinada, talentosa e que ama o que faz. Tenho certeza de que Júlio será um grande sucesso, tanto na condução do novo programa de entrevista quanto na divisão de bancada com a jornalista Cíntia Barreto, no Radar Regional”, disse.
Cíntia define o colega de bancada como excelente profissional e diz, ainda, que seu ingresso no Terceira Via terá resultados significativos. “Ele chegou cheio de ideias e sugestões para o nosso telejornal, o que é ótimo, porque nossa equipe ama estar sempre inovando. A chegada dele já trouxe dinamismo para o Radar Regional e maior interatividade com os nossos telespectadores. Ou seja, Júlio veio para somar!”, fala.
Pauta Livre
Além do Radar Regional, em que o jornalista estreou no dia 15 de fevereiro, ele também assume um programa de entrevistas, chamado “Pauta Livre”. “Como o nome já sugere, o programa será aberto a diversos assuntos e, com isso, a cada semana teremos entrevistados de diferentes áreas, conversando sobre temas que merecem um olhar mais atento do jornalismo, já que têm grande relevância para a sociedade. Por exemplo, uma grande discussão jurídica e política na atualidade ‘até aonde vai a liberdade de expressão’”, conta.
Júlio ainda acrescenta que o programa de rádio “Página Aberta”, apresentado por ele na Rádio Educativa FM, também será transmitido no Terceira Via. “O programa apresenta grande afinidade com o perfil do Terceira Via. Essa proximidade motivou o diretor-geral do Sistema de Comunicação, Fábio Paes, a propor uma integração maior das duas plataformas, com a transmissão do Página Aberta através dos canais do Terceira Via. Estou empolgado com a proposta, que está em fase final de implantação e, em breve, estará disponível para os ouvintes da Educativa e telespectadores do grupo”, celebra.
Trajetória Profissional
Hoje, com 49 anos, Júlio Tinoco coleciona histórias e experiência no mundo da comunicação, que começou a trabalhar profissionalmente desde 1990. Já atuou em cinco emissoras de rádio, duas emissoras de TV e um portal de notícias institucional. De acordo com o jornalista, a responsabilidade com a informação sempre esteve em primeiro lugar.
“Meu início foi no rádio. Só em 1996 tive a minha primeira chance no jornalismo da Record TV. Permaneci durante 10 anos atuando como repórter, editor e apresentador de telejornais na casa. Logo após minha saída da Record, fui convidado pelo saudoso professor Andral Tavares, então coordenador do curso de Jornalismo, para atuar como professor da Faculdade de Filosofia de Campos (Fafic), hoje Centro Universitário Fluminense (Uniflu). Desde 2007, a sala de aula também faz parte da minha vida, assim como, a assessoria de imprensa como concursado do Hospital Ferreira Machado, conquistada 2008”, compartilha.