×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Muriaé ultrapassa um metro da cota normal e alaga ruas em Itaperuna

Segundo Defesa Civil municipal, há 97 pessoas desalojadas ou desabrigadas pelas chuvas

Região
Por Redação
10 de fevereiro de 2022 - 15h46
Água do Muriaé já toma ruas de Itaperuna (Foto: divulgação)

A elevação do Rio Muriaé em Itaperuna ainda preocupa a Secretaria Municipal de Defesa Civil e Ordem Pública, que segue em alerta. A previsão é de que o rio suba ainda mais nas próximas horas. Na medição realizada às 09h15, foi constatada elevação em 1,11m nas últimas 24 horas, alcançando a cota de 5,01m. Na manhã da última de quarta-feira (9), a medição apontou a cota de 3,90m. O Muriaé transborda no município ao chegar aos 4m.

Nesse momento, a Avenida Senador Francisco Sá Tinoco (Beira Rio) está interditada, assim como a ponte do Claudão.  A “ponte do cinema” ainda está recebendo tráfego. Há bolsões d’água na Avenida Cardoso Moreira, na altura do Colégio Dez de Maio, mas sem bloqueios na via.

No último balanço realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação, o município conta com 16 desalojados, moradores do distrito de Retiro de Muriaé, que estão em abrigo público da Prefeitura; 24 pessoas desalojadas, dentro do município, e um total de 97 afetados pelas cheias.

Ao todo, os assistentes sociais realizaram 90 atendimentos por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

Em caso de emergência, entre em contato com a Defesa Civil através do WhatsApp (22) 3824-6334.   

Outros municípios

A prefeitura de Italva, no noroeste fluminense, postou na sua página na internet um alerta laranja para a população sobre a cheia no Rio Muriaé. O município vem enfrentando problemas com as chuvas dos últimos dias. Conforme a medição mais atualizada feita às 10h de hoje (10), o nível atual do Rio Muriaé na cidade é de 4,65 metros, enquanto o nível de transbordo é de 4,20 m. Várias ruas do município estão alagadas e com difícil acesso.

O mesmo ocorre no município de Laje do Muriaé, também na região, mas na divisa com Minas Gerais. Lá, o transbordamento prejudicou o acesso à cidade e ainda a ligação dos municípios de Miracema e Itaperuna.

Segundo o superintendente técnico da Defesa Civil de Italva, Girley Robaina, nas últimas leituras, o Rio Muriaé registrou uma elevação gradual de 4 a 5 cm por hora no município, e a previsão não é animadora. “Essa elevação deve permanecer até o final do dia”, destacou.

“Pedimos a máxima atenção da população ribeirinha e ainda das pessoas que residem próximas às encostas do nosso município. A qualquer sinal de anormalidade saiam de suas residências e liguem para os nossos telefones disponíveis na Defesa Civil”, alertou o superintendente.

Em caso de emergência, os moradores devem ligar para os números 199, (22) 99911-5177, (22) 99930-2199 ou (22)99855-8281. A Prefeitura informou ainda, que se necessário, podem ligar também para os bombeiros no número 193.