O lançamento da exposição “Nilo Peçanha – o primeiro presidente negro do Brasil”, realizado nesta terça-feira (16) em cerimônia no foyer do Palácio Nilo Peçanha, sede da Câmara Municipal de Campos, marcou a passagem do Novembro Negro, dentro das atividades do Legislativo e da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), parceira da CMCG, no projeto. A exposição, que acontecerá até o próximo dia 30, conta um pouco da história de Nilo Procópio Peçanha, campista que chegou à presidência da República, sendo o primeiro homem negro a ocupar o cargo.
A cerimônia contou com as presenças da presidente da FCJOL, Auxiliadora Freitas, e da superintendente da Escola Municipal de Gestão do Legislativo (Emugle), Eliene Silva e Souza, que representou o presidente da Câmara, vereador Fábio Ribeiro. O projeto da exposição é uma iniciativa do órgão, do Museu Histórico de Campos dos Goytacazes e do Instituto Histórico e Geográfico de Campos dos Goytacazes, fruto de uma parceria entre a Emugle e a FCJOL.
“Estamos muito felizes com essa exposição exaltando Nilo Peçanha. O rico material exposto nos ajuda a conhecer a trajetória do menino nascido em Morro do Coco que, na política, fez seu nome. Pela passagem do Novembro Negro, não podemos deixar de citar, também, o fato de que a República veio das mãos negras de um campista, filho de Dona Justina, o abolicionista José do Patrocínio, que foi o Proclamador Civil da República Brasileira. Campos não é, de fato, um município qualquer em história e cultura”, disse Auxiliadora Freitas.
Para a superintendente da Emugle, Eliene Silva e Souza, a exposição mostra a importância da valorização de Nilo Peçanha. “Junto com a FCJOL e o IHGCG, exibimos fotos e objetos que fazem parte do acervo do ex-presidente, bem como os painéis da exposição iconográfica produzida em 2017, pela passagem do sesquicentenário do político”, detalhou.
A atividade contou com a participação do ator Matheus Nakamura, aluno do Curso de Capacitação Teatral Letras em Movimento, da FCJOL, representando Nilo Peçanha. O capoeirista Mestre Peixinho, também participou da cerimônia.
O evento contou com as presenças da subsecretária de Turismo, Patrícia Cordeiro; do subsecretário de Igualde Racial, Gilberto Coutinho; da diretora executiva das Artes e Culturas da FCJOL, Kátia Macabu e da coordenadora do MHCG, Graziela Escocard. A subsecretária municipal de Ciência e Tecnologia, Suzana Macedo, também prestigiou a atividade.
O jornalista e escritor, Orávio de Campos Soares, também prestigiou o evento, acompanhado do presidente do IHGCG, Genilson Soares. O presidente da Associação de Imprensa Campista (AIC), Wellington Cordeiro e a presidente da Associação de Autores e Autoras Campistas, Sylvia Paes, também acompanharam a cerimônia. Os vereadores Leon Gomes, Marcione da Farmácia e Anderson de Mattos participaram do evento.
Fonte: Subcom/PMCG