O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas da Universidade Estadual do Norte Fluminense (NEABI) publicou na terça-feira (19) uma Nota de Repúdio contra ataque racista ocorrido no evento da Rede de Conversas ocorrido mo dia 6 de outubro deste ano pelo Google Meet. A videoconferência, que tinha como principal convidado o historiador, filósofo e ativista Marcos Cardoso, foi invadida e atacada com discursos racistas.
Segundo a nota, os discursos foram emitidos através de mensagens de áudio e escritas no chat. O grupo ofensivo foi retirado da sala, tendo sido registradas 20 tentativas de reingressar na videoconferência, sem sucesso.
“Após o episódio, o evento foi retomado e seguiu normalmente, conforme o previsto, porque o NEABI não admite atitudes racistas de nenhuma natureza e muito menos tentativas de silenciar suas discussões, uma vez que é papel da Universidade agir para a qualificação do debate público sobre as históricas desigualdades e injustiças econômicas, sociais e raciais que caracterizam a sociedade brasileira”.
Veja AQUI a Nota de Repúdio.
Fonte: Ascom/Uenf