×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Roberto Uchôa publica livro que acende debate sobre armamento

"Armas para quem? A busca por armas de fogo" é uma obra que resulta de pesquisa acadêmica em Sociologia Política, da Uenf

Literatura
Por Redação
13 de outubro de 2021 - 10h13
Roberto Uchôa é policial federal e pesquisador acadêmico

O policial federal e pesquisador acadêmico Roberto Uchoa está divulgando o lançamento de seu primeiro livro, “Armas para quem? A busca por armas de fogo” (2021). O autor diz que “o conteúdo busca apresentar um pouco mais sobre o universo das armas de fogo e conhecer quem são as pessoas que estão comprando armas de fogo legalmente e para quê”. A obra foi publicada pela editora Dialética.

O livro de Roberto Uchôa é dividido em três partes. Na primeira, é apresentado ao leitor a história da relação do país com as armas de fogo. “Falo sobre legislação, o crescimento da indústria armamentista e a violência armada. Uma visão ampla sobre o mercado. Na segunda parte, o objetivo é apresentar a pesquisa que fiz mostrando um pouco sobre quem são as pessoas que estão comprando armas”, explica.

De acordo com Roberto Uchôa, foi realizada uma pesquisa junto à Polícia Federal e aos frequentadores de clubes de tiro. “Apresento ao leitor um pouco sobre esse universo pouco conhecido”. Na terceira e última parte da obra, é abordada a discussão sobre o uso da arma de fogo como defesa e se o armamento da população é ou não uma política pública de segurança adequada.

Capa do livro lançado pela Dialética

“Apresento argumentos prós e contrários de diversos pesquisadores nacionais e estrangeiros. Creio que seja um livro que vai agradar aos gostam de armas e aos que são contra elas; que faz pensar e que incentiva o leitor a chegar à sua própria conclusão”, define.

O livro “Armas para quem?” é prefaciado pela professora e doutora em Sociologia, Luciane Silva, da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Roberto Uchoa foi orientado por ela no Curso de Mestrado em Sociologia Política. Uchoa foi chefe do SINARM (Sistema Nacional de Armas) da Polícia Federal no Norte e Noroeste Fluminense.

“Tive a oportunidade de aliar a pesquisa acadêmica à dinâmica cotidiana do mercado legal de armas de fogo na região, uma posição rara e fascinante através da qual pude analisar profundamente esse mercado que tem sofrido variações ao longo do tempo. Busco, nesse livro, apresentar a pesquisa realizada para contribuir para um debate mais qualificado sobre tema tão atual.