×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Porto do Açu vai começar a construir segunda termelétrica que irá gerar cinco mil empregos no pico da obra

.

Coluna do Balbi
Por Coluna do Balbi
19 de setembro de 2021 - 0h01

Porto do Açu vai começar a construir segunda termelétrica, que irá gerar cinco mil empregos no pico da obra

A Gás Natural Açu (GNA) começou a operar na semana passada com a devida autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que liberou todas as unidades geradoras que compõem a UTE GNA I para início de operação comercial. Essa coluna apurou junto a GNA que a segunda termelétrica do Açu já está na ponta da agulha e que as obras vão começar muito em breve, gerando no pico da construção cinco mil empregos.

Rio de Janeiro tem 37 bilionários em dólar, segundo a revista Forbes

Segundo a revista Forbes, que acaba de sair do forno, o pobre Estado do Rio de Janeiro tem 37 bilionários em dólar. Os 10 maiores:
1-      Jorge Paulo Lemann- fortuna de 16,9 bilhões de dólares
2-      Marcel Hermann Telles- 11,5 bilhões de dólares
3-      Jorge Moll Filho e família- 11, 3 bilhões de dólares
4-      Carlos Alberto Sicupira-  8,7 bilhões de dólares
5-      Alexandre Behring – 7 bilhões de dólares
6-       Dulce Pugliese de Godoy Bueno- 6,4 bilhões de dólares
7-      André Esteves – 4,5 bilhões de dólares
8-      Pedro Godoy Bueno – 3 bilhões de dólares
9-      Guilherme Benchimol – 2,6 bilhões de dólares
10-  Pedro Moreira Salles – 2,5 bilhões de dólares

Autopista terá que duplicar toda a Estrada do Contorno

A Autopista Fluminense, que agora chama-se Arteris, concessionária que quer deixar a BR-101, terá que duplicar a Estrada do Contorno, no trecho entre o chamado Trevo do Índio até a avenida Alberto Torres. Isso porque o dinheiro desta obra já foi contabilizado pela empresa. A obra vai mudar para melhor a fotogenia daquela área e resolver em parte mil problemas, inclusive o do engarrafamento.

Pista vai ligar BR-101 direto à ponte Mocaiber

O prefeito Wladimir Garotinho costurou em Brasília com o Governo Federal várias intervenções em pontos nervosos do trânsito de Campos. Da BR-101, em Guarus, próximo ao posto Arco-Íris, vai ser construída uma pista ligando o trânsito direto à ponte Alair Ferreira, mais conhecida como ponte Mocaiber. Isso vai implicar em mais de uma dúzia de desapropriações de imóveis. Ponto positivo.

Terreno em condomínio de luxo em Campos vai à leilão

Clima um pouco tenso no mercado de condomínios de luxo em Campos. Um terreno de um deles, localizado próximo ao Shopping Boulevard, vai a leilão no próximo dia 23 pelo leiloeiro Edgar Carvalho Júnior. A decisão foi tomada pela 5ª Vara Cível de Campos. Outros processos com o mesmo teor estão tramitando.

Advogado campista entra para Academia de Direito Eleitoral

O advogado José Paes agora é membro da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político. Fundada em 2005, a ABRADEP é composta por um seleto grupo de profissionais de destaque no cenário nacional, em diversas áreas – advogados, professores, juízes eleitorais, cientistas políticos, Ministério Público entre outros -, e tem como propósito fomentar um debate sobre as boas práticas democráticas com temas referentes ao Direito Eleitoral e à intercessão entre Direito e Política.

Igreja do Terço em Campos à espera de um milagre

A Igreja do Terço, na Carlos de Lacerda, no Centro, construída em 1813, está em petição de miséria. A Ordem que a administrava entregou o templo à Diocese. Uma inspeção do COPAM na semana passada concluiu que o templo pode ser recuperado, mas será necessário muito dinheiro. Uma pequena galeria de lojas da igreja, que ajudava a mantê-la, foi fechada.

Cantor campista grava CD nos Estados Unidos

O cantor e bailarino campista Pericles Emanuel, que há 30 anos mora nos Estados Unidos, está entrando no estúdio do músico Eduardo Corso, na Califórnia, para gravar seu primeiro álbum, que vem com músicas de compositores campistas. Tudo com arranjos tendo como base o jazz.

Eduardo Chacur é homenageado pelos serviços prestados ao Centro

Eduardo Chacur

O empresário Eduardo Chacur, por ocasião das comemorações dos 100 anos do Mercado Municipal de Campos, recebeu das mãos do prefeito Wladimir Garotinho uma homenagem pelos “relevantes serviços prestados” ao centro da cidade. Chacur é um dos grandes entusiastas da revitalização da área central onde está contextualizado o centenário Mercado.

Em terra, Petrobras concentra investimentos em Macaé e faz cortes no pouco que Campos tinha

A Petrobras já deixou claro em seu plano estratégico que até 2024 focará em Macaé e cidades do entorno para operações de revitalização dos campos maduros,  também desvestindo para angariar recursos para aplicar na produção do pré-sal. Campos dos Goytacazes acabou mais uma vez entrando na lista de cortes. A Petrobras já tinha interrompido todas as operações de logística dos voos offshore para as plataformas da Bacia de Campos do Aeroporto Bartolomeu Lisandro no município. Vai operar somente com três: Heliporto do Farol de São Tomé, Eurico de Aguiar Salles e Aeroporto de Macaé. Bartolomeu Lisandro, em Campos, nem pensar.

Inauguração de novas lojas na Estação Açu

O recém-inaugurado Estação Açu – centro de convivência do Porto do Açu – está ampliando os serviços voltados para colaboradores e fornecedores do porto, mas também é aberto ao público externo. Semana passada, uma nova loja foi inaugurada no espaço onde vai funcionar uma padaria. Na estação já funciona também o novo escritório da Porto do Açu Operações, além de restaurantes, bancos e lojas. O ex-jogador de futebol Igor Pessanha é o sócio-proprietário da Estação Açu.

Caixa Econômica abre concurso exclusivo para pessoas com deficiência

Estão abertas as inscrições para o concurso público da Caixa Econômica Federal, voltado, exclusivamente, para pessoas portadoras de deficiência. A oportunidade é pioneira no Brasil nesta modalidade. São oferecidas mil vagas para o cargo de Técnico Bancário Novo, para nível médio, com remuneração inicial de R$ 3 mil. Além disso, o edital prevê a formação de cadastro reserva. Ao se inscrever no concurso, o candidato pode optar por trabalhar na rede de agências ou na área de Tecnologia da Informação (TI) do banco. As inscrições podem ser feitas no site da Cesgranrio.

Salve-se quem puder no trânsito

Observa-se um grande número de motoristas dirigindo “sob efeito alucinógeno” nas ruas de Campos. Em vez de entorpecidos por drogas ou álcool, estão vidrados nos aparelhos celulares, seja para conversas ou por uso incorreto dos GPS. O clima no trânsito é o de “salve-se quem puder” e exige verdadeiras manobras e muita paciência dos motoristas corretos para evitar acidentes.

Uenf atua na concepção de viaduto que protege a fauna na BR-101

Para reduzir os impactos da duplicação da BR-101, ameaçando o mico-leão-dourado e demais espécies da fauna, a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) se uniu à Associação Mico-Leão-Dourado (AMLD), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e Arteris Fluminense na construção de um viaduto vegetado. A estrutura está localizada na altura do quilômetro 218 da BR-101, em Silva Jardim. No último mês de agosto, foram feitos os primeiros registros de animais atravessando o corredor. O viaduto vegetado funciona como um corredor ecológico, permitindo a movimentação dos animais de um lado a outro da rodovia. Além disso, aumenta a conectividade entre habitats e populações de espécies e atua na redução do número dos atropelamentos de animais.