O Chafariz Belga, que já teve águas dançantes e é ponto turístico em Campos, hoje se tornou depósito de lixo e abrigo para os pombos na Praça Quatro Jornadas, no Centro de Campos. No Radar Regional desta segunda-feira (13), uma reportagem de Cíntia Barreto contou detalhes do monumento e ainda relembrou a importância histórica dele, em entrevista com a historiadora Graziela Escocard. O abandono da fonte histórica não é recente. O Jornal Terceira Via já falou sobre o assunto em diversas ocasiões, uma delas em fevereiro de 2019 (veja aqui).
“Hoje, infelizmente, o Chafariz encontra-se abandonado e poucos sabem da importância dele para a cidade. Esse Chafariz foi entregue de presente para a cidade, oferecido ao primeiro prefeito de Campos, Manoel Rodrigues Peixoto”, conta Graziela.
Segundo a Prefeitura de Campos, existe a intenção de recuperar os patrimônios do município que foram abandonados e depredados durante o governo passado, como o Chafariz Belga. A Secretaria de Obras e Infraestrutura disse que busca parcerias para viabilizar esse trabalho, como foi feito em 2013. A Subsecretaria de Limpeza Pública informou que a Limpeza na Praça Quatro Jornadas, onde fica o Chafariz, é feita diariamente.
O Radar Regional também falou sobre o mutirão virtual de negociação, promovido pelo Procon Estadual do Rio de Janeiro, juntamente com as principais empresas aéreas e agências de viagem. O diretor de Ação Regional do órgão, Cláudio Andrade, listou as empresas que estarão participando: Gol, Azul, Latam, Emirates, CVC, Decolar, Viajanet, 123 Milhas, Max Milhas e Smiles. As inscrições estarão abertas entre os dias 13 e 17/09.