

A Secretaria de Saúde de Campos dos Goytacazes informou nesta segunda-feira (6) que a unidade do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase) na cidade está enfrentando um surto de infecção de Covid-19.
O Setor de Vigilância disse que orientou a equipe de enfermagem a realizar o isolamento de corte, ou seja, separar em uma mesma enfermaria os pacientes infectados.
De acordo com a Secretaria de Saúde, 70 testes foram realizados no Degase. Destes, 17 apresentaram resultado positivo para Covid 19. Os adolescentes que cumprem medida socioeducativa que apresentaram resultado positivo, estão isolados e sendo monitorados.
Quanto à vacinação, os internos que cumprem medidas socioeducativas com 18 anos ou mais já receberam a primeira dose. Já os adolescentes com 17 anos estão agendados para serem imunizados nesta semana.
A Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro disse, por meio de nota, que as aulas foram imediatamente suspensas.
“O Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase) vem cumprindo rigorosamente todos os protocolos sanitários determinados pelas autoridades de saúde, como o uso de máscaras, aferição de temperatura, afastamento em sala de aula e uso de álcool gel, entre outras orientações complementares para as atividades nas unidades escolares”, informou.
O Estado destacou também que todos os agentes da unidade já se encontram vacinados contra a Covid-19, com a primeira dose ou a dose única, e que os socioeducandos, de até 18 anos, já foram vacinados e que os de idade inferior estão sendo imunizados seguindo o Programa Nacional de Imunizações (PNI).
Com informações do G1.
Prefeitura e Sepe se manifestam
A reportagem do Terceira Via entrou em contato com a Prefeitura de Campos dos Goytacazes e com o Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe) nesta terça-feira (7).
Por meio de nota, o governo municipal informou que “o Setor de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde tomou conhecimento do surto por infecção de Covid-19. Os internos que cumprem medidas socioeducativas com 18 anos ou mais já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Já os adolescentes menores de 17 anos estão agendados para serem imunizados esta semana”.


A coodenadora do Sepe-Campos, Odisséia Carvalho, disse que foi encaminhada para o Ministério Público Estadual a informação sobre o quadro dos adolescentes teriam testado positivo.
“A equipe de saúde tomou providência assim que tomou ciência do surto da doença, mas a área de educação prisional do Estado não suspendeu as aulas na escola que atende os internos. Estamos preocupados, já que as aulas na unidade continuaram normalmente até a última sexta-feira (03)
Segundo as informações, o Degase Campos está com 15 casos confirmados de Covid-19. A diretora da escola espera por resposta da regional DIESP (Diretoria Especial de Unidades Escolares Prisionais e Socioeducativas). Infelizmente os protocolos de biossegurança não estão sendo seguidos. E risco de contaminação dos profissionais de educação e demais alunos é grande”, destacou.
A coordenadora de comunicação do Sepe, Graciete Nunes também comentou sobre o episódio no Degase de Campos.
“A posição do Sepe em relação a essa escola e as demais é que sendo detectada a contaminação de alunos ou profissionais de educação, as aulas sejam suspensas imediatamente. Os protocolos devem ser seguidos. Estamos diante do avanço da variante Delta, e a escola, como lugar de aglomeração natural, não deve servir de vetor para a circulação do vírus como temos acompanhado em várias unidades escolares. O mais seguro é criar todas as condições necessárias para garantir aos alunos o acesso ao ensino remoto”, comentou.
A reportagem ainda não conseguiu um posicionamento do Ministério Público Estadual e da coordenação estadual do Degase.