×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Voluntárias arrecadam absorventes para 400 mulheres em situação de vulnerabilidade de Campos

O objetivo é arrecadar pacotes de absorvente para doar a instituições da cidade e a detentas do Presídio Feminino Nilza da Silva, em Campos

Campos
Por Redação
25 de junho de 2021 - 12h46

Voluntárias de projetos sociais de Campos iniciaram, neste mês de junho, uma campanha de arrecadação de absorventes, que serão distribuídos a aproximadamente 400 mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade social na cidade.

Segundo Layla Motta, que faz parte do Grupo Amigos de Campos e é uma das responsáveis por organizar a campanha, a ideia partiu dos grupos Por Amor ao Outro representado pela advogada Kelly Viter, Amigos de Campos pela administradora Carolina Volino junto da farmacêutica Layla Motta e o Blog Generalizando pela socióloga Marusa Silva. Estes grupos vêm promovendo ações sociais pelo município desde o início da pandemia.

“Nesse mês de junho, esses grupos promovem a campanha para arrecadar absorventes para mulheres e meninas em situação de vulnerabilidade social. No dia 28 de maio foi lembrado o Dia Internacional da Higiene Menstrual, onde a data é análoga a ciclo menstrual feminino”, relembra Layla.

Instituições que receberão as doações da campanha

Ainda segundo Layla, a intenção é ajudar a diminuir a “pobreza menstrual”. “O tema ainda é pouco falado e é cercado por tabu. Mas é muito simples de entender: são milhares de adolescentes e mulheres em idade fértil em todo o mundo, mas também em nossa cidade, que não têm acesso a saneamento básico e a material de higiene feminina como absorventes internos e externo, além de ter suas vidas sociais, como idas a escola e trabalho, prejudicadas pelo período menstrual. Muitas delas também veem prejudicada a sua saúde por utilizarem material não adequado para conter o fluxo sanguíneo”, explica a organizadora.

“O preço do absorvente é uma barreira para muitas mulheres em situação de vulnerabilidade que não podem comprar absorventes ou utilizam de material pouco seguro para conter o sangramento e, como consequência, surgem infecções e dificuldades para frequentar lugares públicos com trabalhar e estudar, além de diminuir as oportunidades no campo profissional”, afirma Layla.

As arrecadações acontecem até o próximo dia 30 de junho. Quem desejar ajudar, basta deixar a doação na Clínica Plenus, na rua Padre Romeu Pedruzzi, 63, próximo do Salesiano.

O objetivo é arrecadar pacotes de absorvente para doar a instituições da cidade e a detentas do Presídio Feminino Nilza da Silva, em Campos. Até o momento, a campanha atingiu a metade das doações estimadas inicialmente.