Em entrevista coletiva concedida à imprensa na manhã desta sexta-feira (9), no Aeroporto Bartolomeu Lisandro, em Campos, onde acompanhou a entrega de 11,5 mil novas doses de vacinas contra Covid-19, o prefeito Wladimir Garotinho (PSD) adiantou detalhes sobre a flexibilização das medidas sanitárias impostas a atividades comerciais e sociais no Município. Entre elas, estão a autorização da venda no sistema take away para bares e restaurantes e a liberação de atividades físicas ao ar livre.
“O comércio vai ter um horário pré-estabelecido de funcionamento, bares e restaurantes serão liberados para fazer o take away, e será liberado novamente exercícios ao ar livre, para que a gente possa ir voltando aos poucos a nossa vida”, disse Wladimir.
O prefeito também pediu colaboração da população no cumprimento das medidas sanitárias impostas pelo Município.
“Qualquer tipo de flexibilização ou de estratégia só vai funcionar com apoio da população. As equipes da prefeitura estão nas ruas, estão trabalhando. A gente sabe que é um trabalho o ser humano que quer trabalhar, que quer ter o serviço em dia, mas a gente precisa fazer. E todo o planejamento depende da colaboração da população”, afirmou.
Mais vacinas
Na manhã desta sexta-feira, a Prefeitura de Campos recebeu, da secretaria de Estado de Saúde, 5.333 doses da Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan, em São Paulo, em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, e 6.230 da Astrazeneca/Oxford, produzida pela Fiocruz.
Também foram entregues ao Município medicamentos, como bloqueadores neuromusculares para intubação de pacientes com Covid-19.
Durante a entrega, o secretário de estado de Saúde Carlos Alberto Chaves falou sobre a decisão do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ), retirou profissionais da Educação do grupo prioritário de vacinação contra Covid-19.
“Eu cumpro ordens. Se a Justiça mandou parar, a gente tira. Mas tem uma ação da Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro sobre isso”, disse Carlos Aberto, que anunciou uma coletiva de imprensa sobre a imunização para a próxima terça-feira (20).
Gabinete de Crise discute medidas
O Gabinete de Crise de Combate à Covid-19 se reuniu na manhã desta sexta-feira para definir a condução da política sanitária de combate à pandemia do novo coronavírus no Município durante a próxima semana, após 20 dias em lockdown.
Durante o encontro, que aconteceu de forma de parcialmente remota e foi transmitido ao vivo pelas redes sociais da Prefeitura, Wladimir Garotinho falou sobre a abertura de novos leitos para pacientes da Covid-19.
“Até domingo vamos ter 10 leitos de UTI abertos e na próxima semana vamos ter mais 10 leitos de UTI abertos. Fora os 10 que abrimos na semana passada. Ou seja, estamos abrindo 30 leitos de UTI em 15 dias. Na próxima semana, vamos abrir também mais 49 novos leitos de clínica médica”, disse.