×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Vídeo: pescador denuncia despejo irregular de esgoto no Rio Paraíba

Imagens mostram grande quantidade de material sem tratamento no rio, na altura da comunidade da Portelinha

Geral
Por Redação
2 de junho de 2020 - 16h09

Imagem mostra grande quantidade de esgoto no Rio Paraíba (Foto: Arquivo Pessoal)

Uma denúncia em vídeo feita por um pescador e recebida pelo Jornal Terceira Via indica despejo de grande quantidade de esgoto sem tratamento diretamente no Rio Paraíba, em Campos. O caso, segundo relatado no vídeo, ocorre próximo da comunidade Portelinha, na frente da estação de tratamento de esgoto da Águas do Paraíba, que fica no bairro Matadouro. O pescador afirma que a responsável pelo despejo é a justamente a concessionária que deveria tratar o esgoto. A Águas do Paraíba negou.

Segundo o pescador, que filmou o esgoto emergindo nas águas do rio, não é a primeira vez que a situação é flagrada no local.

“Eu estou aqui próximo do matadouro, na frente da estação de esgoto. Vocês têm que ver a covardia que eles estão fazendo. Olha pra essa água que eles começaram a soltar agora tem alguns minutos. É esgoto puro. Você vê que não tem tratamento nenhum. A água vem ‘fervendo’ subindo. Nós, pescadores, temos que nos reunir. Nós queremos ter cuidado com o rio Paraíba, nós dependemos do rio… Eu aqui pegava piaba à vontade, que coisa triste. O que a gente pode fazer com isso? Autoridade não tem”, reclamou o pescador identificado apenas como Robinho.

Esgoto sem tratamento é visto no Rio Paraíba (Foto: Arquivo Pessoal)

O pescador afirmou ainda que ele e outros pescadores que atuam no local já reclamaram da situação com a concessionária Águas do Paraíba, que segundo eles é a responsável pelo despejo do esgoto in natura no rio.

“Estamos onde está saindo a sujeira. Não tem chiqueiro de porco nenhum aqui perto, tem alguns moradores ribeirinhos, mas não tem esgoto. Se tem esgoto, o esgoto deles não causa isso não. Nós estamos a um quilômetro de distância de onde os moradores estão e continua a sujeira aqui. É da Águas do Paraíba, está saindo dali. Nós como pescadores já fomos muitas vezes lá reclamar dessa sujeira”, relatou.

A reportagem buscou respostas da Águas do Paraíba sobre a denúncia. A concessionária enviou a seguinte nota.

“A Estação de Tratamento de Esgoto, na área apontada, próxima a UENF e ao Matadouro , a ETE-Paraiba – uma das oito operacionalizadas por Águas do Paraíba em Campos dos Goytacazes – está funcionando normalmente. O esgoto mostrado é decorrente de ligações clandestinas naquela área, apesar de dispor de redes coletoras e elevatórias da empresa, além da ETE. A ilegalidade praticada ficou mais evidente em função da baixa do nível do tio Paraíba do Sul naquele local. De acordo com a legislação ambiental, ligação clandestina de esgoto é crime. E a eliminação deve ser feita pelo responsável que fez ou dela se serve”, informou a íntegra da nota.