×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

IMNE investe em identificação rápida de vírus e bactérias

Equipamento avançado FilmArray está disponível no XY Diagnose Laboratório de Genética

Saúde
Por Ocinei Trindade
17 de fevereiro de 2020 - 0h01

Profissionais capacitados atuam no XY Diagnose, integrante do Grupo IMNE em Campos dos Goytacazes (Fotos: Carlos Grevi)

O mundo se vê alarmado com a nova epidemia de Coronavírus surgido na China, e que se espalhou por vários países e matou centenas de pessoas. No Brasil, ainda não há confirmação de casos da doença. Identificar com rapidez e precisão, este ou qualquer tipo de vírus, requer investimento e tecnologia. Em Campos, o XY Diagnose Laboratório de Genética que integra o Grupo IMNE passou a contar com o FilmArray. O equipamento de última geração detecta em menos de uma hora 17 tipos de vírus e 3 tipos de bactéria em um só exame.

O equipamento chamado Painel Respiratório para FilmArray identifica 20 patógenos (agentes causadores de doenças) simultaneamente. O instrumento FilmArray integra a preparação, amplificação, detecção e análise de amostra em um sistema único e simples, que requer dois minutos de preparo e um tempo total de execução em cerca de uma hora (45 minutos em geral). Esta tecnologia registrada e aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está acessível aos pacientes e profissionais de saúde em Campos por meio do XY Diagnose Laboratório de Genética.

Dra. Patrícia Damasceno (Foto: Divulgação)

A bióloga geneticista e responsável técnica do Laboratório XY Diagnose, Patrícia Damasceno, é doutora em engenharia genética e especialista em citogenética. Ela destaca que o grande diferencial do Painel Respiratório para FilmArray é a técnica utilizada com um pequeno volume de amostra (300 microlitros) colhida em “swab nasofaríngeo” para identificar 20 patógenos e liberar o resultado do exame rapidamente, o que auxilia o tratamento do paciente supostamente infectado.

“O teste que oferecemos compara o material genético do paciente com os de um painel contendo 17 vírus e 3 bactérias diferentes capazes de causar sintomas similares ao do novo coronavírus 2019-nCoV. Dentre os 20 patógenos analisados, estão quatro variantes da família coronavírus (HKU1, NL63, 229E, OC43). Se o teste der positivo para pelo menos um dos patógenos analisados no painel, este resultado será válido para conduta clínica e o paciente liberado do isolamento. Segundo protocolo laboratorial definido pelo Ministério da Saúde, a confirmação dos casos deve ser validada pelo Laboratório de Referência Nacional (Lacen)”, explica Patrícia Damasceno.

Coronavírus e prevenção

Ferramentas de Biologia Molecular estão sendo empregadas para o desenvolvimento e padronização de novo teste para detecção direta do Coronavírus ou 2019-nCoV. O sistema BioFire FilmArray ajuda os profissionais de saúde a melhorar o atendimento e a satisfação do paciente, fornecendo testes sindrômicos abrangentes, resultados mais rápidos e melhores resultados. Os impactos no atendimento ao paciente variam desde acelerar a terapia apropriada até diminuir o tempo de permanência.

Patrícia Damasceno reforça sobre a transmissão do coronavírus que se dá pelo ar, por meio de gotículas expelidas na respiração, ou por contato direto ou indireto com secreções. O Ministério da Saúde recomenda prevenir qualquer infecção contagiosa que possa ser transmitida pelo ar ou pelo contato com ações básicas.

“Frequente lavagem e higienização das mãos, principalmente antes de consumir algum alimento; utilizar lenço descartável para higiene nasal; cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; higienizar as mãos após tossir ou espirrar; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas; manter os ambientes bem ventilados; e evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de infecção respiratória estão entre as orientações”, destaca a bióloga geneticista.

Painel Respiratório para FilmArray

O equipamento FilmArray é capaz de identificar rapidamente os seguintes vírus: Adenovírus; Coronavírus HKU1, Coronavírus NL63, Coronavírus 229E, Coronavírus OC43; Metapneumovírus humano; Rinovírus/enterovírus humanos; Influenza A, Influenza A/H1, Influenza A/H1-2009, Influenza A/H3; Influenza B; Parainfluenza 1, 2, 3 e 4; Vírus sincicial respiratório.

No exame simultâneo, a tecnologia pode apontar a presença das seguintes bactérias em amostras testadas: Bordetella pertussis, Chlamydophila pneumoniae, Mycoplasma pneumoniae. O software FilmArray gera automaticamente um resultado para cada alvo em um único relatório. O XY Diagnose Laboratório de Genética atua também em áreas como Doença Celíaca, Intolerância à lactose, Paternidade, Triagem Neonatal, Pediatria, Painéis Genéticos, Infectologia Molecular, Ginecologia e Fertilidade, Oncologia.