×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Pais de alunos de Campos criticam falta de uniformes em escolas municipais

Alguns relatam que desde 2017 não recebem os trajes escolares da Prefeitura

Educação
Por Redação
25 de março de 2019 - 12h41

Nos últimos três anos, alunos da rede municipal de ensino de Campos do Goytacazes deixaram de receber regularmente o uniforme escolar durante o período letivo. O fornecimento das roupas vinha sendo realizado com atraso na gestão passada, mas segundo pais de alunos que estudam em algumas escolas, não houve entrega de uniformes em 2017, nem em 2018. Neste ano, segue a expectativa para o recebimento dos trajes. “Não tenho condições de comprar”, diz Marilene Costa, mãe de aluna do 4º ano no Colégio Pequeno Jornaleiro.

Alunos do Colégio Pequeno Jornaleiro estão sem uniforme escolar(Fotos:Silvana Rust)

Marilene Costa diz que trabalha como cuidadora de idosos e o uniforme escolar ajudaria a economizar roupas da filha Islana, de 10 anos. “Eu tenho um sobrinho também matriculado no Pequeno Jornaleiro, no Parque Califórnia. Todos estão na mesma situação. Eu fico preocupada também porque o uniforme ajuda na identificação de crianças em horário escolar. Isto não tem acontecido. A escola ganhou reforma e mais conforto. Disto não reclamo. Mas a falta do uniforme já dura mais de dois anos. Eu hoje não tenho como comprar as roupas para os meninos”, critica.

E.M. Maria Lúcia no Turfe passa pela falta de uniforme escolar (Foto:Silvana Rust)

Na Escola Municipal Maria Lúcia, no bairro Turfe-Clube, a situação de alunos sem uniforme se repete. É o que conta a profissional autônoma Lúcia Cristina da Silva. Ela é mãe de Nicole, de 5 anos, matriculada no pré-escolar. “A direção do colégio diz que a Prefeitura não fornece os uniformes e, por isso, não tem como resolver o problema. Me disseram que eu deveria comprar. Até saí para procurar em lojas especializadas, mas nem isso eu consegui. Não existe o produto para vender com a inscrição do nome do Maria Lúcia”, explica a mãe da aluna.

A falta de uniformes escolares para alunos novos e os já matriculados anteriormente, acontece em diversas unidades de ensino sob responsabilidade da prefeitura. Um outro exemplo é o colégio José do Patrocínio, no bairro da Penha. Uma mãe de aluno que pediu para não ser identificada comentou que o filho cresceu e não tem mais condições de usar o uniforme do ano anterior. “Sem falar que o tecido já desgastou bastante”, disse.

De acordo com nota enviada pela Superintendência de Comunicação, “não procede a informação de que pais de alunos devem adquirir uniformes. A secretaria de Educação, Cultura e Esporte reforça que a aquisição de uniformes está em fase licitatória e que todos os esforços estão mantidos para distribuição, o quanto antes, nas unidades municipais.”