×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Semana Cultural discute grandes mulheres campistas

Neste domingo (24), as atividades encerram com apresentações ao vivo de música clássica, também no Museu

Campos
Por ASCOM
24 de março de 2019 - 11h34

Museu Histórico sedia as duas conferências municipais (Arquivo)

Uma manhã de sábado regada à história. Em mais um dia de evento, a Semana Cultural recebeu grande público no Museu Histórico de Campos. O Grupo de Estudos Culturais (GEC), através das historiadoras Graziela Escocard e Rafaela Machado, contou um pouco da trajetória de “Grandes mulheres da história campista: Benta Pereira, Nina Arueira, entre outras”. A Semana começou na terça e será realizada uma vez ao mês pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL). Neste domingo (24), as atividades encerram com apresentações ao vivo de música clássica, também no Museu, a partir das 10h: é o Domingo Clássico.

— Falar de Nina Arueira é sempre um prazer. Tenho orgulho de falar dessa mulher à frente de sua época e que se preocupava com o próximo, principalmente com a classe trabalhadora da cidade. Ela revolucionou sendo uma mulher que escrevia manifestos políticos na sua época, mostrando que o lugar de mulher é onde ela quiser — disse Graziela, historiadora e gerente do Museu, durante o evento deste sábado (23).

Como um legado da última Bienal do Livro, a Semana Cultural nasceu com a intenção de perpetuar o debate cultural na cidade. Nesta primeira edição, a mulher foi o tema principal. O evento começou na terça (19) com debate sobre “A vez, a voz e os versos da mulher na sociedade e na literatura”. A quarta-feira trouxe o Clube do Livro, e a quinta o Cine Curta com o filme “Maria Carolina de Jesus”. Na sexta teve música de qualidade com Mariana Soares. Para o encerramento em grande estilo, o Domingo Clássico começa às 10h com os musicistas Ivan Glória, Fernando Baltazar e Aline Menegazzo.