×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Vídeo: fiscalização apreende produtos agrotóxicos irregulares em São Francisco

Agentes de diferentes órgãos fiscais e ambientais estaduais multaram comerciantes por venda irregular de produtos, muitos deles vencidos

Estado do RJ
Por Redação
12 de abril de 2018 - 15h37

Fiscais estiveram em diversos estabelecimentos de S. Francisco (Foto: Divulgação)

A Coordenação Setorial de Controle de Agrotóxicos da Superintendência de Defesa Agropecuária apreendeu em São Francisco de Itabapoana quase duas toneladas de produtos agrotóxicos comercializados clandestinamente. A operação aconteceu na manhã desta  quinta-feira (12) e  contou com fiscais do órgão, e agentes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), da Barreira Fiscal e da Secretaria Estadual de Governo.  A operação foi realizada após solicitação da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento.

Muitos produtos estavam vencidos e vendidos irregularmente (Foto:Divulgação)

 

Além da sede de São Francisco de Itabapoana, a operação foi realizada nos distritos de Praça João Pessoa e Ponto de Cacimbas. Ao todo, foram apreendidos 1.600kg de produtos agrotóxicos. Os agentes estiveram em 12 estabelecimentos comerciais. Dois deles foram multados, pois não possuíam autorização de venda da Defesa Agropecuária, nem licença ambiental emitida pelo Inea. A Defesa Agropecuária multou em torno de R$ 12 mil  cada estabelecimento. Os materiais apreendidos foram avaliados em R$ 100 mil.

O coordenador Setorial de Controle de Agrotóxicos, Leonardo Vicente Silva, informou que todas  as mercadorias apreendidas serão destruídas por uma empresa especializada paulista. Segundo o coordenador, agrotóxicos proibidos ou mal utilizados provocam sérios danos ao meio-ambiente e às pessoas que ficam expostas aos produtos. Muitos estavam com data de validade vencida e eram utilizados sem condições adequadas.

Os fiscais estiveram em Praça João Pessoa e em Ponto de Cacimbas (Foto:Divulgação)

Durante a operação, os fiscais fizeram fotos e vídeos dos produtos irregulares apreendidos. Veja as imagens: