O ministro da Educação, Mendonça Filho, inaugurou nesta segunda-feira, (22), o edifício de oito andares situado entre as ruas Dr. Siqueira e Barão da Lagoa Dourada, no Parque Dom Bosco, em Campos dos Goytacazes. O prédio será o sétimo bloco composto por salas e laboratórios do Campus Campos Centro do Instituto Federal Fluminense. A cerimônia de inauguração começou às 10h.
Mendonça agradeceu o convite e elogiou a estrutura do IFF Campos e o compromisso dos profissionais que atuam no instituto. “Quero dizer que a cada dia que eu viajo pelo país, me surpreendo mais. É notável o trabalho realizado, a forma objetiva, direta e transformadora a partir das ações realizadas pelos institutos federais. Isso representa a emancipação de toda a sociedade, afinal a educação é a alavanca motora da trilha transformadora social. No Brasil, a educação técnica é muito relevante e, especificamente em Campos, eu posso constatar essa dimensão. Campos é uma cidade grande, representativa e importante, que tem um grande significado para o Rio de Janeiro e para o Brasil, e percebo que o campus aqui instalado reflete isso. Expressivo em estrutura física e em recursos humanos, com profissionais engajados. Para mim, como ministro da Educação, isso é um motivo de alegria. E participar da inauguração desse prédio é um privilégio. Aproveito para reafirmar o nosso compromisso de prestigio e valorização dos institutos federais e de toda a rede de educação técnica brasileira”, afirmou.
O prefeito de Campos, Rafael Diniz, participou da cerimônia e destacou a importância do Instituto para o município de Campos. “A transformação que sonhamos para a nossa cidade também passa pela grande parceria com o Instituto Federal Fluminense. Aqui não há apenas a oferta do simples estudo e da formação, mas, mais do que isso, há o compromisso com a transformação do ser humano, valorizando a cultura o esporte. E é assim, entendendo a educação de uma forma muito mais, vamos sim realizar a transformação de Campos que sonhamos”, declarou.
O novo prédio da estrutura do Campus Centro receberá o nome do ex-diretor da Escola Técnica Federal de Campos, professor Gilberto Paes Rangel.
O novo espaço possibilitará a expansão da Biblioteca Anton Dakitsch, da área de produção de refeições e merenda para os estudantes, além de receber salas de aula e laboratórios de vários cursos de nível superior oferecidos no campus.
Para o reitor do IFF, Jefferson Manhães, esse é um momento extremamente importante para o Instituto e para o fortalecimento da educação pública da região. “Entregamos a nossa comunidade uma infraestrutura de laboratórios e salas de aula que vão permitir uma ação educativa ainda mais eficiente e eficaz”, destaca o reitor, acrescentando que ”o edifício possui três andares disponibilizados para formação de professores, interligados ao prédio do Ensino Médio, e proporcionará maior estrutura para os Cursos de Design Gráfico, Arquitetura e Urbanismo, mestrado e para a pesquisa institucional”.