A Semana de Inclusão da Pessoa com Deficiência, promovida pela Prefeitura de Campos através da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social (SMDHS), foi aberta nesta segunda-feira (21), às 13h, na Câmara de Vereadores. De 22 a 25, serão realizadas várias oficinas em cinco entidades credenciadas e, que, vão abordar variados temas, como: reabilitação, desenvolvimento cognitivo, estímulos e acomodações sensoriais, posturação de escefalopatas, musicoterapia. Além de uma visita guiada ao Museu Histórico de Campos com um especialista em libras.
Segundo a assessora chefe de Direitos Humanos e Cidadania da SMDHS, Catharina Barbosa, o objetivo principal do evento é promover a inclusão de fato, para que os estudantes da rede municipal, com deficiência, desenvolvam seus potenciais e, ainda, auxiliar os educadores nesse processo.
— O objetivo é agregar conhecimento à rede municipal de educação para lidar com os diversos tipos de deficiência. Além dos profissionais da Secretaria de Educação, também reservamos vagas para Fundação Municipal da Infância e da Juventude, Fundação Municipal de Esportes, Superintendência dos Direitos do Idoso e também para nossa própria secretaria. Cada profissional que participar será um multiplicador de conhecimento em seu setor. Pretendemos estender e ampliar essa parceria com a APAE, APOE, APAPE e Educandário São José Operário, sempre visando a verdadeira inclusão — Catharina.
No dia 26, encerramento da Semana de Inclusão da Pessoa com Deficiência, acontecerá um grande evento de encerramento no Jardim São Benedito, das 10h às 17h, com diversas atividades e serviços oferecidos à população. Na ocasião, entre os serviços oferecidos à população, as assistentes sociais da SMDHS fornecerão informações sobre CRAS e CREAS; haverá assistência jurídica com a Superintendência de Justiça; Espaço da Autoestima corte de cabelo masculino, esmaltação e trançagem de cabelo com Black e Cia, EncresCampos, FMIJ e SMDHS; Espaço da Saúde da Secretaria de Saúde com aferição de pressão e glicose, orientação sobre saúde bucal, orientação sobre DST/HIV, hepatites virais e tabagismo; Orientação sobre passe livre para pessoa com deficiência com o IMTT e Oficina de artesanato com a Inclusão Produtiva da SMDHS.
Haverá também um estande do Espaço da oportunidade com a Superintendência de Trabalho e Renda; Recreação infantil com a Animação Cultural da Secretaria de Educação; Feira de artesanato, orientação sobre prevenção de quedas em pessoas idosas com e sem deficiência física, avaliação para idosos com deficiência motora, informações sobre retinopatia com a Superintendência dos Direitos do Idoso e o projeto Paraesporte, da Fundação Municipal de Esportes (FME). Outras secretarias municipais também estarão atuando de forma integrada durante as atividades.