Nesta quinta-feira (11), a Avenida Arthur Bernardes estará fechada, das 19h às 21h, no trecho entre a Rua Formosa e a Avenida Leonel Brizola (em frente a Uenf) para o treinamento de ciclistas. O local é considerado Área de Proteção ao Ciclista de Competição (APCC). A Lei Municipal 8.719/16 prevê a instalação destas áreas todas as terças e quintas-feiras, naquele horário.
Aprovada em agosto do ano passado, a lei só veio a ser colocada em prática este ano. O primeiro dia da APCCs aconteceu na última terça-feira (9). Na ocasião, o diretor de ciclismo de estrada da Federação de Ciclistas do Estado do Rio de Janeiro e coordenador de ciclismo da Fundação Municipal de Esportes (FME), Afonso Censo Pacheco, o espaço é uma grande conquista para os competidores.
— Não tínhamos um espaço próprio para os treinos e, para treinar, tínhamos que vir para cá e ficar disputando espaço com os carros, o que é um perigo — destacou Afonso, que há 27 anos participa de competições de ciclismo.
A APCC é dedicada a treinos com bicicletas correndo em alta velocidade, portanto, não é recomendável que, em dias de treino, seja utilizado para passeio ciclístico. A Guarda Civil Municipal garante a segurança para os atletas, mantendo uma viatura na extremidade da avenida, orientando motoristas sobre os desvios.