×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Material reciclável vira “equipamentos” de ginástica em projeto

O material “improvisado” teve grande aceitação entre os alunos, mais de 90% deles mulheres

Campos
Por ASCOM
30 de abril de 2017 - 11h09
Foto: ascom

Foto: ascom

Garrafas pet com areia transformadas em balizas. Partes de pneus que viraram material para jogo de amarelinha. Cabos de vassoura usados como barras e elevação de joelho. E garrafinhas de água cheias de areia utilizadas como halteres. Sobra imaginação e criatividade, com foco na reciclagem e reaproveitamento de materiais, na aplicação das aulas de ginástica laboral do projeto implantado neste mês no Centro de Educação Ambiental (CEA), da secretaria municipal de Desenvolvimento Ambiental (SMDE), em parceria com a Fundação Municipal de Esportes (FME).

— Como iríamos desenvolver o projeto no CEA, tivemos a ideia de usar a proposta de reciclagem e reaproveitamento de materiais nos equipamentos da ginástica. Algumas alunas trouxeram de casa as garrafas, que enchemos de areia, outras arranjaram os cabos de vassoura… E numa borracharia aqui perto conseguimos os pneus, com os quais fizemos os aros — explica a professora de educação física Suellen Carvalho, cedida pela FME na parceria.

O material “improvisado” teve grande aceitação entre os alunos, mais de 90% deles mulheres. “Estou adorando. É uma forma de incentivar a reciclagem, ao mesmo tempo em que usamos esses materiais em atividades saudáveis, como a ginástica”, afirmou a assistente social Giselle Leal, 40 anos. “Também estou gostando muito. Além de cuidar do meio ambiente, também economizamos, pois materiais como halteres, por exemplo, são bem caros”, observou a estudante Rayanne Júlio, 19.

Na segunda semana de atividades, o projeto já reúne cerca de 70 alunos, a maioria de bairros próximos, como Parques Calabouço, Santa Clara e Alvorada. As aulas são gratuitas, com 50 minutos de duração, e acontecem às terças, quintas e sextas-feiras. Pela manhã os horários são: 7h, 7h50 e 8h50. Já à tarde acontecem às 16h e 17h.

— Ainda podemos receber muitos alunos, não só daqui dos bairros próximos. O projeto é pra todos que quiserem. É só vir aqui ao CEA com a documentação e fazer a matrícula — incentivou Suellen Carvalho.

Para a matrícula, é necessário ter mais de 16 anos e apresentar os seguintes documentos: fotocópia certidão de nascimento, no caso dos menores; fotocópia da carteira de identidade, comprovante de residência, duas fotos 3 X 4 e atestado médico. O telefone para informações é 98175-1534. O CEA fica à Avenida Senador José Carlos Pereira Pinto, nº 300, Parque Calabouço, próximo ao Hospital Geral de Guarus (HGG).