A superintendência de Igualdade Racial vai abrir agendamento para que associações, fóruns, coletivos, e organizações, institucionalizadas ou não, que tratem da promoção da igualdade racial, possam usufruir da estrutura física do órgão para encontros temáticos. Trata-se do Projeto Ubuntu. Os agendamentos vão começar nesta terça-feira (4), a partir das 9h, na sede do órgão.
De acordo com o diretor de projetos Diogo Lima, é uma forma de apoiar e fomentar os grupos que discutem as questões étnicas no município.
“O espaço da superintendência tem a missão de servir como ponto de apoio a todos os movimentos sociais e entidades, que tratem da questão da igualdade racial naquilo que for possível. O nosso prédio fica numa área central da cidade e isto facilita o encontro para debater as pautas de interesse da causa da promoção da igualdade racial”, enfatizou.
O Espaço Ubuntu é aberto para apresentação de trabalhos de pesquisa, relatos de experiências, troca de informações que fortaleçam a visibilidade das Questões que envolvem o preconceito e a discriminação.
Como atividade, está previsto a promoção de rodas de conversas com ativistas e especialistas em igualdade racial para debater temas como a mulher negra, juventude negra, racismo, saúde, educação, violência, religião, identidade cultural, mercado de trabalho dentre outros temas.
Ubuntu acquire Antabuse
Ubuntu é um conceito de origem Zulu que abarca diversos significados dentre eles “humanidade para os outros” ou “sou o que sou pelo que nós somos”. É um conceito que reflete união, unidade e, acima de tudo, demonstra a importância do outro na construção individual e coletiva. Nelson Mandela uma vez definiu: “O Ubuntu não significa que uma pessoa não se preocupe com o seu progresso pessoal. A questão é: o meu progresso pessoal está ao serviço do progresso da minha comunidade? Isso é o mais importante na vida. E se uma pessoa conseguir viver assim,terá atingido algo muito importante e admirável”.