

A estatística do Instituto de Segurança Pública (ISP), que abrange todo o Estado do Rio de Janeiro, obviamente incluindo Campos, mostra que em 2025 aumentaram as ocorrências dos mais variados crimes na cidade, entre roubos, furtos e assaltos em comparação com o ano anterior, o de 2024.
Salta aos olhos o aumento dos chamados crimes de oportunidade, ocorridos nas ruas, como, por exemplo, o roubo de celular. Essa triste estatística é debulhada em reportagem especial desta edição do J3, que trata também da apreensão de adolescentes infratores, crimes de extorsão, entre outros.
Por outro lado, o número de homicídios na cidade diminuiu no ano passado em relação a 2024. Mesmo assim, a sensação de insegurança se mantém. Foram ouvidos autoridades da área de segurança pública e pesquisadores que estudam o tema da violência.
O roubo de celulares, que para alguns é crime de varejo, subiu de um ano para o outro no atacado, com o salto de 46.7%.
Esses dados servem como indicadores que nortearão políticas e ações de segurança pública no município, onde existem furtos aparentemente banais e crimes de sangue como homicídios, o que permite dizer que eles coexistem no atacado e no varejo.
A delegada e coordenadora do 6º Departamento de Polícia de Área (DPA), Natália Patrão, aponta nesta tela a estatística a redução do número de homicídios, considerando como o melhor resultado de letalidade violenta de toda a série histórica em Campos desde 2003, o que é uma boa notícia.