

Mariana Lontra Costa – Presidente da OAB/Campos – A era digital trouxe inúmeras oportunidades de conexão, mas também deu espaço para que criminosos explorem vulnerabilidades emocionais, especialmente entre mulheres. Os golpes sentimentais, que combinam manipulação emocional e fraude financeira, têm causado danos significativos, tanto financeiros quanto psicológicos, às suas vítimas.
Os criminosos criam perfis falsos em redes sociais e aplicativos de namoro, utilizando imagens e histórias convincentes para conquistar a confiança das vítimas, em muitos casos se passam por pessoas famosas. Após estabelecer uma conexão emocional, eles solicitam dinheiro, alegando emergências, problemas financeiros ou necessidade de ajuda para visitar o Brasil.
Importante estar atento aos perfis com poucas informações, fotos de baixa qualidade ou inconsistências na história, bem como perfis recentes. Além disso, o interesse rápido e intenso, com declarações de amor ou amizade profunda também devem trazer desconfiança.
Desculpas para obter recursos financeiros, como problemas de saúde ou viagens e alegações para evitar encontros presenciais merecem atenção especial.
Os golpes sentimentais são crimes previstos no Código Penal Brasileiro. As vítimas podem sofrer perdas financeiras e danos emocionais, além de enfrentar dificuldades para recuperar os valores perdidos, portanto, nunca transfira valores para desconhecidos, independentemente da história triste que é contada. Não ceda a pressões. Compartilhe suas suspeitas com amigos, familiares ou um profissional de confiança.
A conscientização sobre os golpes sentimentais é fundamental para a prevenção. Profissionais do direito podem orientar vítimas e potenciais alvos sobre os riscos e as medidas legais disponíveis. A educação digital e a troca de informações são ferramentas poderosas contra esses crimes.
Se você foi vítima ou suspeita de um golpe, não hesite em buscar ajuda. A proteção começa com a informação e a conscientização. “Prudência e caldo de galinha não fazem mal a ninguém…”
O conteúdo dos artigos é de responsabilidade exclusiva dos autores e não representa a opinião do J3News.