

A valorização da cultura tem sido um dos pontos altos da gestão da reitora Rosana Rodrigues na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Não por acaso, em 2025 a UENF foi reconhecida na capital pelo trabalho que vem desempenhando no segmento. Mais que isso, a universidade ainda firmou, através da Diretoria de Cultura, parcerias com órgãos importantes a nível estadual e nacional.
Entre os dias 29 e 31 de outubro, a Casa de Cultura Villa Maria sediou o III Encontro de Estudos do Patrimônio Cultural. Durante o evento, foram anunciados dois acordos de cooperação técnica da Diretoria de Cultura da UENF, com o Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro (MIS-RJ) e com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Naciona (lPHAN).
As parcerias giram em torno da construção de um plano de trabalho para transformar a Villa Maria em pólo do MIS-RJ na cidade e em um uma casa de patrimônio no interior do Estado. Já como primeiro fruto da parceria, a Diretoria de Cultura vai levar uma exposição sobre o carnaval campista ao MIS-RJ em 2026.


Em setembro, a UENF foi uma das instituições homenageadas pela Fundação Museu da Imagem e do Som (FMIS) do Rio de Janeiro, com o Troféu Golfinho.
A honraria é um reconhecimento a personalidades e instituições que fazem a diferença na cultura e formação da memória no segmento no Brasil. Na solenidade, a reitora Rosana Rodrigues e o Diretor de Cultura Giovane Nascimento, estiveram juntos representando a UENF em meio a vários nomes importantes para a cultura estadual e nacional.
“Foi um ano de muito de trabalho, que podemos dizer que terminamos com saldo positivo para celebrar. Nosso plano é plantar uma semente e deixar como legado desta gestão da Diretoria de Cultura, a difusão da diversidade cultural da região.E ficamos felizes por avançar nesse sentido em 2025”, pontuou o Diretor de Cultura da UENF, Giovane Nascimento.
Villa Celebra UENF
Em agosto, a Diretoria de Cultura promoveu o evento Villa Celebra UENF, em celebração aos 32 anos da universidade. A diversidade cultural fo a tônica da iniciativa, que contou com Arte circense, esquete infantil, dança, teatro, rap, hip hop, graffiti, desenho com modelo vivo, pirofagia, maracatu, vinil, samba feira de artesanato e muito mais.
Um dos destaques do Villa Celebra UENF ficou por conta da oficina cultural da Escola de Boi Pintadnho e Mineiro Pau, com participação de Sala de Dança Afro Mercedes Batista e Caxambu de Itaperuna. O projeto da Escola de Boi Pintadinho é uma extensão da Diretoria de Cultura da UENF no Noroeste Fluminense. O programa acontece através do incentivo da deputada estadual Dani Montero (PSOL-RJ), que marcou presença no evento, conferiu de perto e elogiou o resultado do projeto.
“Está sendo muito importante ver isso acontecer. A UENF sediada em Campos, irradiando para todo o Norte e Noroeste, tem avançado muito no mapeamento da cultura popular na região”, destacou Dani.