As ações de saúde da Prefeitura de Campos, entre os meses de maio e agosto de 2025, foram detalhadas nessa segunda-feira (29), em audiência pública, que acontece a cada quatro meses no plenário da Câmara Municipal de Campos. A sessão foi presidida pelo vereador Doutor Maninho e contou com a participação dos vereadores Marcione da Farmácia, Pastor Marcos Elias e Cabo Alonsimar.
O 2º Relatório Detalhado do Quadrimestre de 2025 foi apresentado pela subsecretária geral de saúde, Bruna Araújo. Além dos números e dados técnicos, ela destacou as principais notícias de saúde vinculadas no site oficial da Prefeitura de Campos.
As receitas e as despesas em saúde foram apresentadas com o detalhamento de recursos federais, estaduais e municipais. A subsecretária elencou, ainda, os serviços ofertados à população, como atendimentos em saúde mental, internação domiciliar, regulação hospitalar, auditorias, serviços de nutrição, assistência farmacêutica, tratamento fora domicílio, SOS Coração, entre outros programas.
Um dado que chamou a atenção foi a redução nos atendimentos odontológicos no período. Na Atenção Básica de Média e Alta Complexidade foram 47.701 atendimentos; os procedimentos odontológicos nos Centros de Especialidades Odontológicas contabilizaram 17.355, além de 6.427 procedimentos ofertados nos programas específicos como o ‘Dentinho Saudável’, por exemplo.
“Nós observamos que em relação ao quadrimestre anterior, os números reduziram e atribuímos isso ao fato de, na verdade, o aumento da procura acontecer no início do ano, quando as pessoas voltam das férias e priorizam esse tipo de cuidado. Além disso, muitos pacientes costumam procurar o dentista apenas uma vez por ano”, explicou Bruna.
A subsecretária destacou ainda que as doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson, possuem grande prevalência na população acima de 60 anos de vida. “Pensando nisso, o município possui o Centro de Doença de Alzheimer e Parkinson, o CDAP, pelo qual buscamos estudar soluções para combater e promover qualidade de vida para nossa terceira idade”, frisou Bruna.
Sobre a divulgação de notícias em saúde apresentadas na audiência, Bruna destacou que além de darem publicidade aos programas e ações em saúde, é também um canal de serviço público para divulgação de calendário de vacinação, por exemplo, e, ainda, um meio de influenciar a sociedade como um todo para bons hábitos e ações como doações de sangue e orientações sobre vida saudável.
A próxima audiência pública vai relatar os dados executados na saúde nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro de 2025.
Fonte: Prefeitura de Campos