×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Hospital Dr. Beda completa 32 anos na vanguarda

Parte do Grupo IMNE, unidade, que oferece procedimentos de alta complexidade, celebra data com mais investimentos

Especial J3
Por Ocinei Trindade
28 de setembro de 2025 - 0h01
Modelo|Hospital foi inaugurado em 1993; nesses mais de trinta anos, unidade se consolidou como referência em Campos e região (Fotos: Silvana Rust)

O dia 16 de setembro de 1993 é marcante para o Hospital Geral Dr. Beda. Nesta data, a instituição foi oficialmente inaugurada em Campos dos Goytacazes. Durante todo este mês, ações de capacitação profissional reuniram parte dos mais de dois mil colaboradores do Grupo IMNE, presidido pelo médico Herbert Sidney Neves. Há mais de três décadas, o Beda é referência em medicina e tecnologia avançada. Para celebrar os 32 anos do hospital, sua diretoria destacou alguns programas de investimento e expansão, como parte do Jubileu de Ouro do IMNE. São cinco décadas de atividades do IMNE na cidade e região, completadas em 2025.

Foto: Arquivo IMNE

O Hospital Geral Dr. Beda oferece procedimentos de alta complexidade, com apoio de centros especializados em cardiologia (CardioBeda), oncologia (OncoBeda) e diagnóstico por imagem (BedaImagem), além de um Centro Médico com diversas especialidades, laboratório de análises clínicas e anatomia patológica (BedaLab) e um moderno laboratório de genética (XY Diagnose). O hospital alia tecnologia de ponta à capacitação constante de sua equipe.

Pioneiro|O Dr. Beda oferece procedimentos de alta complexidade, aliando tecnologia e equipe técnica capacitada
Dr. Herbert Sidney Neves (Foto: Josh)

“Esses investimentos garantem eficiência e humanização no atendimento, consolidando o Beda como referência local e estadual em saúde. Em nosso quadro funcional, contamos com cerca de 600 profissionais médicos. O Grupo IMNE é constituído por 20 empresas ativas, que, tenho certeza, colaboram para uma medicina de alto nível exercida em nossas dependências. Nossos funcionários, que merecidamente denominamos colaboradores, são parte essencial de todas as conquistas que o Beda e o Grupo IMNE alcançaram ao longo desses anos. Jamais teríamos chegado onde chegamos sem essas pessoas. Nossas equipes fantásticas são as melhores”, diz o diretor-presidente do Grupo IMNE, Dr. Herbert Sidney Neves.

Pioneirismo do Beda
O médico oncologista Diogo Neves é o diretor clínico do Hospital Dr. Beda. Ele avaliou os 32 anos de existência da unidade e os investimentos tecnológicos feitos no período.

“Penso que, na ideia de um hospital geral, o Beda seja a primeira instituição a pensar em medicina privada em Campos. Todos os hospitais, até então, eram filantrópicos ou públicos, e o Beda foi pioneiro. Fomos pioneiros também, através do Ases, na venda de planos de saúde. Inauguramos um setor que não existia na cidade, dedicado à saúde suplementar. A marca do Beda foi essa virada. Apresentamos um novo conceito de hotelaria, atendimento mais sofisticado e personalizado. Isso vem se desenvolvendo ao longo do tempo, tanto na parte tecnológica quanto no corpo clínico”, diz.

Inovação|Unidade foi a primeira em Campos a contar com cirurgia robótica

O diretor Diogo Neves destacou, ainda, a prática do Beda e do IMNE em investir em novas tecnologias:

“Nosso contato com a tecnologia é de longa data. Fomos o primeiro hospital a ter um tomógrafo em Campos; o primeiro a ter um aparelho de radioterapia; o primeiro acelerador linear; a primeira ressonância magnética e a primeira hemodinâmica dentro de um hospital. Também fomos os primeiros a contar com a cirurgia robótica. Desenvolvemos habilidades muito acuradas no tratamento de pacientes oncológicos, cardiológicos e em terapia renal. Ganhamos muita experiência, mas isso aconteceu às custas de empreendedorismo. Acho que uma marca do Beda sempre foi a coragem de inovar”, afirma.

Martha Henriques (Foto: Arquivo Pessoal)

Setembro de 1993
A diretora administrativa do Grupo IMNE, Martha Henriques, participou ativamente do projeto de criação do Hospital Dr. Beda. Ela ressalta que o nome da instituição foi uma homenagem ao médico Lourival Martins Beda, conhecido em Campos por sua humanidade e dedicação aos seus pacientes. “No dia 16 de setembro de 1993, parte de sua família esteve na solenidade de inauguração, o que muito nos honrou. O nome Beda tem sido uma referência na medicina na cidade e região”, comenta.

Martha Henriques relembrou momentos da inauguração do prédio reformulado e ampliado do Hospital Dr. Beda. Antes, sua sede em Campos era conhecida como Instituto de Medicina Nuclear e Endocrinologia.

“Lembro bem que aquela semana foi de muita correria: montagem da UTI, do serviço de terapia intensiva adulto, preparação de toda a estrutura cirúrgica. Todos nós participamos da limpeza, eu e toda a equipe de colaboradores da época. Saíamos exaustos. Até os engenheiros que vieram para instalar os equipamentos ficaram hospedados dentro do prédio, sem sair, até terminarem de montar todos os monitores e a UTI. O dia da inauguração foi mágico, uma noite bonita, em que todos ficaram emocionados. O Beda surgiu com uma proposta nova, inspirada no que já acontecia nos grandes centros. A ideia era fazer o paciente se sentir hospedado, e não apenas internado. O Beda trouxe para Campos, em 1993, um conceito inovador de hotelaria hospitalar, que unia acolhimento, conforto e tecnologia”, diz Martha.

Maternidade e UTI Neonatal
O Grupo IMNE é destaque também nas áreas de ginecologia, obstetrícia e neonatologia. Em março deste ano, outro investimento pioneiro comemorou quatro décadas de existência. Trata-se da Maternidade Lília Neves, inaugurada em 1985. Tempos depois, em 1994, o Centro Nicola Albano UTI Neonatal e Pediatria, dirigido pela médica neonatologista Laura Dias, se tornou referência em Campos pela medicina de excelência no tratamento de bebês prematuros. Desde 2009, ambas as instituições funcionam nas dependências do Hospital Dr. Beda.

“Todas nasceram da própria necessidade de trazer para Campos uma maternidade de referência. A Lília Neves chegou inovando, traduzindo um conceito de hotelaria, quebrando o modelo tradicional de hospital. Não seria apenas um hospital, mas um espaço onde a mulher pudesse se sentir acolhida. Foi uma mudança de conceito para toda a região. Anos depois, chegou o Centro Nicola Albano para atender uma demanda que antes se deslocava até o Rio de Janeiro. A UTI neonatal preencheu esse espaço carente, com profissionais qualificados e tecnologia avançada para acolher os bebês”, comenta a diretora Martha Henriques.

Inovação e expansão
O médico oncologista André Porto, em setembro, completa 20 anos de atuação no Hospital Dr. Beda, onde atualmente é diretor técnico. “Eu destaco que o Grupo IMNE, dentro da assistência em saúde, alcançou em sua história a sedimentação de um corpo profissional — seja médico, enfermeiro, fisioterapeuta, entre outros profissionais — associado à tecnologia que, na região, sem sombra de dúvida, somos o grupo que mais investe. Ao longo desses 32 anos do Beda, temos a solidificação de uma equipe coesa, alinhada com a boa prática médica. Acho que foi o segredo do sucesso e, assim, caminharemos para fortalecer ainda mais o cuidado das pessoas”, resume.

Dr. Diogo Neves e Dr. André Porto (Foto: Ocinei Trindade)

Com a expansão dos serviços e demandas, o Beda passou a contar com uma segunda unidade hospitalar, além do Beda Prime, um prédio moderno com atendimento especializado com a Clínica da Mulher, Clínica do Homem, Centro de Oftalmologia, Centro de Cirurgia de Pneumologia e Cirurgia Torácica, e Centro de Gastroenterologia.

Recentemente, o Hospital Dr. Beda passou a contar com um quarto pavimento em seu prédio histórico, o que ampliou as instalações e a atenção aos pacientes. De acordo com o diretor Diogo Neves, novos investimentos estão programados para os próximos meses. “Vamos passar por uma ampliação com aumento do número de leitos. Em outros setores, haverá ampliação do Centro Cirúrgico, de leitos de CTI e de apartamentos. Nossa meta é procurar expandir ainda mais o Beda para atender cada vez melhor os nossos pacientes”, conclui.