×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Avião cai no Pantanal e mata renomado arquiteto chinês e cineastas brasileiros

Tragédia em Aquidauana deixa quatro mortos; causas estão sob investigação

País
Por Redação
24 de setembro de 2025 - 10h20
Aeronave caiu em fazenda turística no Pantanal do MS (Reprodução)

Quatro pessoas morreram na queda de um avião de pequeno porte na zona rural de Aquidauana, no Pantanal sul-mato-grossense, na noite desta terça-feira (23). Entre as vítimas estão o arquiteto chinês Kongjian Yu, considerado um dos maiores nomes da arquitetura mundial, e os cineastas e documentaristas brasileiros Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz e Rubens Crispim Jr. O piloto da aeronave, Marcelo Pereira de Barros, também não resistiu.

A queda ocorreu em uma área da Fazenda Barra Mansa, ponto turístico conhecido por receber visitantes do Brasil e do exterior, e que já serviu como locação para gravações da novela Pantanal, da TV Globo. As causas do acidente ainda não foram esclarecidas e serão apuradas pelas autoridades competentes.

Vítimas do acidente aéreo (Reprodução G1)

De acordo com o Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil, os quatro mortos foram identificados como:

  • Marcelo Pereira de Barros, piloto e dono da aeronave;
  • Kongjian Yu, arquiteto chinês de renome internacional;
  • Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz, cineasta documentarista;
  • Rubens Crispim Jr., diretor e documentarista.

Kongjian Yu havia participado recentemente da Bienal de Arquitetura em São Paulo e seguiu para o Pantanal em missão de reconhecimento da região. Segundo amigos de Ferraz, o arquiteto e o cineasta trabalhavam juntos em um documentário sobre as chamadas “cidades-esponja”, conceito urbanístico criado por Yu, que busca soluções sustentáveis para o enfrentamento das enchentes urbanas.

Com informações do G1