O cenário epidemiológico da covid-19 no estado do Rio de Janeiro apresenta tendência de redução, segundo o boletim Panorama Covid, divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ). Dos oito indicadores precoces monitorados, cinco registraram queda.
A taxa de positividade nos testes rápidos caiu tanto no Sistema Único de Saúde (SUS) quanto na rede particular: de 16,8% para 11,2% e de 14,1% para 8%, respectivamente. Também houve redução nas solicitações de leitos para adultos, que passaram de 652 em agosto para 562 em setembro.
Os atendimentos por síndrome gripal nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) seguiram a mesma tendência. Entre os adultos, o número de pacientes caiu de 1.613, entre 10 e 16 de agosto, para 1.490, na primeira semana de setembro. No público infantil, após crescimento no fim de agosto, houve recuo para 1.040 atendimentos no início de setembro.
O número de casos confirmados da doença também apresentou estabilização. O modelo de nowcasting, que corrige atrasos de notificação, estima 239 registros entre 24 e 30 de agosto.
As análises do Laboratório Nacional de Saúde Pública (Lacen-RJ) apontam predominância do rinovírus entre crianças e do vírus da covid-19 em idosos. Por isso, a secretaria reforça a importância da vacinação, especialmente para a população acima de 60 anos.
Com informações da Agência Brasil