×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Uenf promove seleção de estagiários para atuar no Arquivo Público Municipal

Processo seletivo acontece por meio do Convênio de Cooperação entre a FCJOL e a Uenf, no âmbito do projeto de restauração e reestruturação do Arquivo

Geral
Por Redação
16 de setembro de 2025 - 15h15
Foto: Antônio Filho

A Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf) lançou, no último dia 3, Edital para a Contratação de Estagiários para atuação no Tratamento Técnico do Acervo do Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho, administrado pela Prefeitura de Campos, por meio da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL). As inscrições estão abertas até o próximo dia 26, e mais informações podem ser obtidas por meio do edital (clique aqui).

Estão disponíveis 20 vagas para contratação e para formação de um cadastro de reservas. O estágio tem a carga horária de 30 horas semanais, sendo seis horas diárias. A duração total do período de estágio é de 24 meses. O processo seletivo acontece por meio do Convênio de Cooperação entre a FCJOL e a Uenf, no âmbito do projeto de restauração e reestruturação do Arquivo, instalado no Solar do Colégio, localizado na Rodovia Sérgio Viana Barroso, em Tócos, na Baixada Campista.

As oportunidades são voltadas para estudantes dos cursos de Graduação em História, Geografia, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciências Sociais, Administração Pública e Direito. Outras informações podem ainda ser obtidas pelo e-mail apmwpc@gmail.com.

“Os estagiários desempenham um papel fundamental no tratamento técnico da documentação. Suas responsabilidades abrangem desde as etapas iniciais, como a higienização e identificação dos documentos, até procedimentos de conservação e restauro. Além disso, a atuação dos estagiários é crucial na preparação da documentação para a futura obra de restauração do Solar. Considerando que o projeto de restauração se encontra em fase de licitação, a preparação da documentação, pelos estagiários, é de grande relevância para que a obra possa ser executada em breve”, ressalta a coordenadora do Arquivo, Larissa Manhães.

Fonte: Prefeitura de Campos