Uma solenidade na sede da 6ª Companhia de Policiamento de Área (CPA), em Campos dos Goytacazes, reuniu autoridades políticas, lideranças rurais e empresariais, e dezenas de policiais militares. Eles participaram da entrega de viaturas destinadas ao projeto Patrulha Rural, obtidas com verba parlamentar do senador Carlos Portinho (PL). Ele foi recepcionado pelo comandante André Silveira, e cumprirá extensa agenda no Norte e Noroeste Fluminense até sábado (16). Dois veículos serão utilizados pelos batalhões da PM em Itaperuna e Campos a partir de agora.
A Patrulha Rural faz parte das ações de segurança pública, voltadas para o desenvolvimento de polícia ostensiva e polícia de proximidade, a fim de atuar no ambiente da comunidade rural, prevenindo ações violentas contra os seus moradores. Atua também em parceria com os outros órgãos públicos e entidades privadas, de modo a garantir maior segurança e qualidade de vida aos seus moradores, através da redução de diversos indicadores criminais nessas localidades rurais.
“O programa foi decisivo para a redução de até 88% dos índices de assaltos em sítios e fazendas da região. Com base em dados fornecidos pelo Instituto de Segurança Pública, comparando as ocorrências na área rural na região de 2021, o ano da criação do programa em 2024, constatou-se na redução do índice de crime. Nesses três anos de existência, o programa já realizou 21 mil atendimentos em 2.180 propriedades cadastradas, com a localização da região com a maior tensão territorial do estado”, disse o comandante da 6ª CPA, André Silveira.
O senador Carlos Portinho comentou sobre a atuação da Polícia Militar e sobre o programa Patrulha Rural, dirigindo-se aos policiais militares presentes:
“Quero saudar toda a corporação, nossos heróis. A sociedade tem que ver a nossa Polícia Militar como heróis, porque vocês os são. Para que a gente possa sair de manhã, qualquer cidadão para trabalhar, tem que lembrar que há os nossos heróis nas ruas, colocando o peito na frente, para que a nossa família possa estar segura. Isso é fundamental. É assim que a Polícia Militar tem que ser vista. Meu papel como parlamentar é fortalecer ainda mais a nossa PM, com os seus equipamentos, seu material humano, a proteção a vocês, e, principalmente aqui olhar para o campo, com o patrulhamento rural. Posso afirmar, por muitos municípios que têm sua produção rural, que bom conseguir ampliar essa frota e permitir que vocês possam ter meios para garantir a segurança da população”, finaliza o senador.