×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Saúde reforça combate à tuberculose com ação educativa na Policlínica da Terceira Idade em Campos

A mobilização faz alusão ao Dia Estadual de Conscientização e Mobilização de Combate à Tuberculose, celebrado anualmente no dia 6 de agosto

Saúde
Por Redação
7 de agosto de 2025 - 17h39
Foto: Prefeitura de Campos

O Programa de Controle da Tuberculose (PCT) de Campos, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde—SMS, realizou uma ação educativa na Policlínica da Terceira Idade, nesta quinta-feira (7). A mobilização faz alusão ao Dia Estadual de Conscientização e Mobilização de Combate à Tuberculose, celebrado anualmente no dia 6 de agosto. Atualmente, no município, há aproximadamente 220 pacientes em tratamento da doença.

A campanha de enfrentamento à tuberculose deste ano tem como tema central “União que salva vidas. Juntos Somos Mais!”. E, de acordo com a coordenadora do PCT e enfermeira sanitarista, Verônica Verdan, a ação teve como público-alvo os idosos e servidores da Policlínica. Além de abordagens com troca de informações com foco na promoção e na prevenção da tuberculose, também foram distribuídos panfletos informativos.

“Iniciamos ações sobre sintomático respiratório no nosso município, alertando a população que o mais importante é o diagnóstico precoce, pois possibilita um tratamento mais eficaz. Há aproximadamente 220 pacientes em tratamento da doença no município, uns já terminando e outros iniciando”, disse Verônica.

A tuberculose tem cura. Mas para isso é preciso diagnosticar e tratar precocemente o sintomático respiratório, que é a pessoa com tosse e expectoração há mais de três semanas, que tenha febre vespertina, sudorese noturna e emagrecimento. Ao observar esses sintomas, a pessoa deve procurar atendimento médico imediatamente.

No município, além da sede do programa que funciona no Centro de Referência Augusto Guimarães, ao lado do Hospital Geral de Guarus, a população também pode ser atendida nas UBSF Parque Aldeia; UBSF Santa Helena; UBSF IPS; UBSF Conselheiro Josino; UBSF Santa Cruz; UBSF Jamil Ábido; UBSF Saturnino Braga; UBSF Penha; UBSF Imperial; e Centro de Doenças Infecto-Parasitárias (CDIP).

O enfrentamento à tuberculose no município também conta atendimento para a população em vulnerabilidade social assistida pelo Programa Consultório na Rua, e nas unidades prisionais, como Carlos Tinoco da Fonseca, Dalton Crespo de Castro e Presídio Feminino Nilza da Silva Santos, através da equipe do programa de Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP).

O Programa de Controle da Tuberculose oferece atendimento com equipe multidisciplinar, exame de escarro e TRM-TB, radiografia do tórax. Os exames e o tratamento são gratuitos. O programa também oferece um cartão alimentação no valor de R$250,00 durante o tratamento do paciente, condicionado ao uso regular das medicações e comparecimento às consultas.

Fonte: Prefeitura de Campos