×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Posto da Anvisa é inaugurado em Campos e reforça vigilância sanitária na região

Nova unidade foi implantada em função da demanda por serviços de vigilância sanitária na região Norte Fluminense

Campos
Por ASCOM
18 de julho de 2025 - 18h29
Foto: Felipe Tamy / Divulgação

Campos passa a contar, a partir desta sexta-feira (18), com um posto avançado da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A nova unidade está localizada no prédio da Receita Federal, na Avenida Rui Barbosa, nº 975, no Centro, e foi implantada em função da demanda por serviços de vigilância sanitária na região Norte Fluminense, especialmente com o desenvolvimento de áreas estratégicas, como o Porto do Açu e os aeroportos e heliportos regionais.

O secretário municipal de Saúde, Paulo Hirano, participou da inauguração e destacou a importância da instalação da unidade em Campos, que passa a contar com uma estrutura de referência nacional em vigilância sanitária. “É um avanço significativo para o nosso município e para toda a região. A presença da Anvisa em Campos fortalece o trabalho que já é feito pelas vigilâncias sanitárias municipal e estadual, além de proporcionar maior integração com os serviços de Vigilância Epidemiológica e Ambiental”, afirmou.

De acordo com o secretário, a escolha por Campos se deu a partir de uma decisão do próprio Ministério da Saúde, por meio da Anvisa, levando em consideração o crescimento e a complexidade logística da região. “É uma decisão estratégica da Anvisa, que reconhece a importância que nossa cidade tem como polo regional. O Porto do Açu, por exemplo, é um grande empreendimento que atrai pessoas de várias partes do mundo. Com isso, aumenta também o risco de circulação de doenças. Por isso, é fundamental termos aqui uma estrutura qualificada para monitoramento e resposta rápida”, explicou.

Paulo Hirano também ressaltou a integração do novo posto com o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) de Campos, que atua de forma contínua na identificação e resposta a potenciais surtos e agravos à saúde. “Estamos preparados com uma equipe que trabalha 24 horas por dia, sete dias por semana, sempre em alerta para identificar qualquer evidência de nova doença. A presença da Anvisa amplia nossa capacidade de resposta e articulação com os demais entes da federação”, disse.

A cerimônia de inauguração contou com a presença de representantes de diferentes esferas do poder público e da saúde. Participaram Gabriela Vieira, gerente-geral de Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegários da Anvisa; Marcelo Pimentel, inspetor da Receita Federal em Campos; Helen Barreto, superintendente de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado de Saúde; Grace Martins, chefe do novo posto da Anvisa em Campos; Caio Fábio Chrisóstomos, agente da Polícia Federal (PF); Vinicius Patel, representante das Relações Portuárias do Porto do Açu; Caio Cunha, gerente-geral de Operações da Ferroport; e Rosimar Tavares, superintendente do Heliporto Farol de São Tomé.

Fonte: Secom/Campos.