O Grupo Intersecretarial de Coordenação Estratégica, Judicial e Extrajudicial da Saúde (GICEJES) realizou na quarta-feira (16), uma reunião de alinhamento no auditório do Centro Administrativo José Alves de Azevedo (CAJAA), em Campos dos Goytacazes. O objetivo do encontro foi reforçar a integração entre os setores envolvidos na gestão das demandas da saúde pública e promover uma atuação mais eficaz, tanto no campo judicial quanto administrativo.
Criado em 2021, o GICEJES atua em apoio à Procuradoria Geral do Município na representação judicial e extrajudicial, especialmente em questões que envolvem o sistema público de saúde. A abertura da reunião foi feita pelo procurador-geral do município, Matheus José, que destacou o papel estratégico do grupo para a otimização de processos internos e na interlocução com instituições como a Defensoria Pública e o Ministério Público.
Participaram da mesa a nova coordenadora do GICEJES e subprocuradora adjunta de Assuntos Judiciais e Administrativos, Isabela Ulliam; o diretor adjunto da Procuradoria, Gabriel Novas; o chefe de gabinete do vice-prefeito, Marcelo Freire; e a diretora jurídica da Secretaria Municipal de Saúde, Hellen Rueb Lacerda de Araújo.
Marcelo Freire enfatizou os resultados concretos da atuação do grupo, destacando a economia significativa gerada pela prevenção de processos e reversão de bloqueios financeiros. Ele também fez menção ao trabalho do ex-subprocurador-geral Gabriel Rangel e do membro Sergio Cunha, que integraram o GICEJES desde sua formação.
Para Isabela Ulliam, o grupo representa um avanço importante na comunicação entre os órgãos municipais. “Antes, não havia uma comunicação eficaz entre a Procuradoria, a Secretaria Municipal de Saúde e a Fundação Municipal de Saúde. Hoje, conseguimos promover essa interação, o que tem resultado em manifestações judiciais mais céleres e com maior robustez”, observou.
Hellen Rueb, por sua vez, ressaltou o caráter técnico e especializado das ações desenvolvidas. “Desde a criação do GICEJES, conseguimos estabelecer um bom relacionamento com o Poder Judiciário, o Ministério Público e a Defensoria Pública. Nas demandas judiciais e institucionais da saúde, temos alcançado excelentes resultados, fruto da dedicação de uma equipe altamente comprometida e de um governo empenhado em prestar a assistência adequada à população”, concluiu.
Fonte: Secom/PMCG