Transformar através da educação. É o que almeja o Programa de Alfabetização e Letramento para Jovens e Adultos, lançado na noite desta quarta-feira (14), pela Estácio Campos, em parceria com o Instituto Yduqs. O evento de lançamento contou com as participações da primeira-dama, Tassiana Oliveira, e do secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres.
Coordenadora pedagógica do curso de pedagogia da Estácio na cidade, Simone Viana é responsável pelo Programa de Alfabetização e Letramento no campus. Ela destaca que a iniciativa, oferecida de forma gratuita, tem o intuito de introduzir a leitura e a escrita no cotidiano destes alunos, através de uma metodologia dinâmica e inovadora.
“É um programa que vamos desenvolver utilizando métodos diferenciados, técnicas ativas, em um projeto alinhado com a tecnologia, com a educação 5.0, inserido no mundo virtual em que vivemos hoje em dia. Vamos alfabetizar, levando a estes jovens e adultos a escrita, a leitura, as ciências humanas, exatas e naturais, de forma dinâmica, através do cotidiano deles”, pontua.
O curso começa na próxima e até lá, segue com inscrições abertas. As vagas são gratuitas. Uma parceria com a Prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social, vai possibilitar que o programa seja capaz de abranger e beneficiar mais pessoas na cidade. A primeira-dama Tassiana Oliveira celebrou a iniciativa:
“Para o município, é espetacular. A Prefeitura já tem vários projetos voltados para a educação de idosos, afinal trabalhamos com o lema de que nunca é tarde para nada. Mas, a gente sabe que a administração pública não consegue estar em todos os lugares. Ter uma parceria como essa, só gera crescimento na educação da nossa cidade. E como toda a transformação começa na educação, a gente vê esse acontecimento com muito bons olhos”, disse.
Criado em 2018, o Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos já formou mais de 1.700 alunos. O Programa tem como missão combater o analfabetismo e erradicá-lo nas comunidades do entorno das instituições de ensino do grupo Yduqs. Entre elas, a Estácio Campos. Disponível em 15 unidades por todo o país, a iniciativa busca incentivar o indivíduo a exercer a sua cidadania, aumentando também as suas chances no mercado de trabalho.
“A Estácio faz parte do maior grupo educacional do país, que é o Grupo Yduqs. Grupo esse que tem o instituto, que já vem realizando essa iniciativa em outras cidades pelo país. Agora, conseguimos trazer o programa para Campos, mostrando a necessidade de implantá-lo no município. É um compromisso social, com foco principal na inclusão à educação para o máximo de pessoas possível”, enfatiza a gestora da Estácio Campos, Alyne Siqueira.