×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

CDL Jovem Campos participa pela do Dia Livre de Impostos no dia 29

DLI terá produtos e serviços com descontos de impostos para mostrar aos consumidores o peso da carga tributária.

Economia
Por Redação
14 de maio de 2025 - 7h57

Sede da CDL Campos – Arquivo

Pela quinta vez consecutiva a Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos- CDL- através do seu Departamento Jovem, dirigido pelo empresário Daniel Barcelos, vai participar do Dia Livre de Impostos que acontece há 19 anos. O chamado DLI, que esse ano será no dia 29 de maio, tem como objetivo conscientizar a população, o poder público e o varejo a respeito da alta carga tributária paga no Brasil.

A exemplo de anos anteriores, o DLI será realizado nos 26 estados e do Distrito Federal; diversos segmentos do comércio, neste dia irão comercializar seus produtos e serviços com descontos de tributação aos clientes. Em alguns casos, os descontos podem chegar a 70% do valor final do produto.

A campanha é uma realização da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e da Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem). Participam da ação, lojas de rua do varejo, ⁠shopping centers, ⁠restaurantes, ⁠prestadores de serviço e ⁠postos de gasolina.

Os varejistas interessados em participar da ação já podem cadastrar seus estabelecimentos gratuitamente no site do DLI (dialivredeimpostos.com.br)

“O Dia Livre de Impostos é a maior campanha nacional de esclarecimento sobre o impacto dos impostos nos bens de consumo na vida do cidadão. O setor aguarda com expectativa a regulamentação da Reforma Tributária, uma vez que o país ainda vive uma realidade de grande burocracia e altos impostos para as empresas. Precisamos de um ambiente de negócios menos oneroso, com um sistema de arrecadação justo, eficiente e que sirva de base para o aumento da competitividade, da produtividade e da redução das enormes diferenças sociais do Brasil”, destaca o presidente da CNDL, José César da Costa.

Arquivo/Ilustração

Para coordenador nacional da CDL Jovem, Raphael Paganini, o Dia Livre de Impostos é uma forma de deixar claro para o consumidor como a alta tributação afeta seu poder de compra.

“Nossa intenção é mostrar para a população como as taxas são abusivas. O Dia Livre de Impostos é antes de tudo uma ação nacional didática de cidadania. É um dia em que lojas e consumidores se unem em uma mobilização nacional contra a alta carga tributária do Brasil. Queremos chamar atenção dos nossos governantes sobre a alta carga tributária e burocracia fiscal que penaliza o consumo da população e atrapalha o ambiente de negócios no Brasil e o desenvolvimento de nossas empresas”, afirma Paganini.

Mais de 100 mil lojas de todo o país devem participar da ação em 1.500 cidades. A expectativa é de que mais de 2 milhões de consumidores sejam beneficiados com os descontos.

O diretor da CDL Jovem de Campos, Daniel Barcelos, disse que há uma expectativa de uma adesão maior do comércio no município, contando com estabelecimentos como postos de combustível que irão vender ao consumidor com desconto de tributos.

“O DLI é para mostrar o peso da carga tributária sobre todas as atividades do comércio e serviços. O consumidor vai perceber como os tributos influenciam o preço final de qualquer operação”, disse Daniel Barcelos.

Fonte: Ascom/CDL