×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Ônibus elétrico à caminho de Campos para fase de testes

Veículo está adesivado com as logos da Prefeitura e do IMTT, com os dizeres "100% elétrico ", "Zero Emissão de Carbono" e "Campos Mais Sustentável"

Transporte
Por Yan Tavares
28 de abril de 2025 - 20h48
Foto: Rafael Lima / Reprodução/Redes sociais

A Prefeitura de Campos confirmou ao J3News que um ônibus elétrico da empresa sino-brasileira TEVX Higer está à caminho da cidade, para um período de teste por 30 dias.

O veículo foi fotografado e as imagens circularam durante a tarde pelas redes sociais. Ele já está adesivado com as logos da Prefeitura e do IMTT, com os dizeres “100% elétrico “, “Zero Emissão de Carbono” e “Campos Mais Sustentável”.

“O ônibus está vindo para teste operacional. Estão vindo técnicos para ensinar sobre seu manuseio. Um servidor do IMTT, que é habilitado a dirigir, será treinado a pilotar o veículo”, disse em nota o IMTT.

Ainda segundo o órgão municipal, o veículo inicialmente ficará em período de teste por 30 dias na cidade, com previsão de início na próxima semana.

“Existem muitas dúvidas quanto a carregamento, durabilidade, autonomia do veículo, quilômetros que ele pode rodar, equipamentos e funcionamento, etc”, acrescentou o IMTT.

Foto: Rafael Lima / Reprodução/Redes sociais

Em maio do ano passado, o município foi contemplado pelo Novo PAC do Governo Federal, selecionado para receber uma verba de R$ 540 milhões para renovação do transporte. O projeto previa a aquisição de 354 veículos, sendo 106 ônibus elétricos e 248 ônibus Euro 6, que são menos poluentes ao meio ambiente. Porém, o prazo para adesão do Novo PAC terminou em fevereiro de 2025, sem a assinatura de Campos.

O governo municipal não formalizou contrato, alegando que as condições de pagamento impostas pelo Governo Federal teriam inviabilizado o projeto. Como destacou o J3 recentemente em reportagem para a edição impressa do jornal, uma nova etapa do PAC foi aberta e Campos está entre as 200 cidades elegíveis para a obtenção do financiamento. A Prefeitura ainda não confirmou oficialmente se vai apresentar novamente a proposta para enfim viabilizar o projeto.