A praia do Farol de São Tomé, em Campos, e o município de São Francisco de Itabapoana estão próximos de inaugurarem novos destacamentos do Corpo de Bombeiros. As obras estão em fase de ajustes finais e as inaugurações são esperadas para o mês de maio.
A implementação e ativação das duas novas unidades atendem a duas demandas antigas na região Norte Fluminense. Hoje, o destacamento do 5° Grupamento de Bombeiros Militar mais próximo de Farol fica no Centro de Campos, a 48 km (cerca de uma hora) da praia. Já a base mais próxima de São Francisco fica no bairro da Codin, em Guarus, a 45 km (cerca de 50 minutos) da cidade vizinha.
Em Farol, a unidade dos Bombeiros está situada na Avenida Atlântica, em frente à Casa de Cultura Félix Carneiro, em uma casa alugada pelo Governo do Estado. A reportagem visitou o local e apurou que as obras começaram há um mês, com o trabalho dos próprios militares.
Já em São Francisco, o novo destacamento do 5° GBM na região fica na Rua Daud Salomão, nº 04, Centro, onde funcionava o Centro de Convivência da Terceira Idade. No município vizinho, além da cessão do espaço, a Prefeitura também está à frente das obras.
Na última semana, o governo de SFI divulgou nas redes sociais que as intervenções estão na reta final, com a colocação de asfalto. “A nova sede proporcionará mais estrutura e agilidade no atendimento a ocorrências no município, representando um avanço importante para a segurança da população”, destacou a publicação.
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CMBERJ) informou ao J3News que aguarda a finalização das adequações em ambas as unidades, bem como agenda do Governo para realizar as inaugurações. “Os Destacamentos de Bombeiro Militar (DBM 5/5- São Francisco de Itabapoana e DBM 6/5 – Farol de São Tomé) fazem parte do planejamento de ampliação do serviço da Corporação junto à população fluminense, idealizada pelo Governo do Estado”, disse o CBMERJ em nota.
O Corpo de Bombeiros adiantou ainda que as unidades serão responsáveis pelos atendimentos às ocorrências de emergência de incêndios e salvamentos, destacando que em Farol, o atendimento será em formato híbrido, com salvamentos terrestres e suporte de salvamento marítimo, como base para os guarda-vidas que atuam na praia.
“As instalações dessas novas unidades operacionais vão agilizar o atendimento do Corpo de Bombeiros às chamadas de emergência tanto em São Francisco de Itabapoana quanto na Baixada Campista até a praia de Farol de São Thomé”, destaca o Secretário de Estado de Defesa Civil e Comandante-Geral do CBMERJ, Cel BM Tarciso Salles.