O advogado José Francisco Abud, que proferiu ofensas racistas contra a juíza campista Helenice Rangel, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), teve piora em seu estado de saúde e encontra-se em estado grave no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Hospital Ferreira Machado (HFM). Ele deu entrada na unidade na quarta-feira (26) após uma intoxicação exógena causada por veneno.
A atualização do hospital confirmou a piora do quadro clínico. A equipe de reportagem do J3 News segue acompanhando o caso.
Relembre o caso
A juíza Helenice Rangel, da 3ª Vara Cível de Campos, foi alvo de ataques racistas em uma petição assinada por José Francisco Abud. No documento, o advogado se referiu à magistrada como “afrodescendente com resquícios de senzala e recalque”, além de mencionar uma suposta “memória celular dos açoites”.
Relatos apontam que o advogado já vinha apresentando condutas inadequadas, incluindo o envio de e-mails debochados e desrespeitosos, especialmente dirigidos a magistradas e servidoras do tribunal.