O dia 24 de março é marcado pelo Dia Mundial de Combate à Tuberculose, data importante para alertar à população de que a doença tem cura e que o tratamento é gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A tuberculose é considerada uma das doenças infecciosas mais mortais do mundo, mas essa realidade pode ser diferente. Para isso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) descentralizou o tratamento da doença, além de realizar, na segunda-feira (24), uma ação de conscientização com o tema “Junto Somos Mais!”, por meio do Programa de Controle da Tuberculose (PCT).
A ação aconteceu no Centro de Referência Augusto Guimarães, sede do PCT, das 8h às 13h, e contou com orientação à população, por meio de panfletagem, abordagem sobre aos cuidados, sintomas, transmissão, tratamento da doença, alertando que o mais importante é o diagnóstico precoce. “A gente faz um alerta à população, para quem tosse há mais de três semanas, está perdendo peso, tem febre no final da tarde, procurar unidade de saúde para fazer o exame escarro para verificar se tem tuberculose”, reforça a coordenada do PCT e enfermeira sanitarista, Verônica Verdan.
Por meio do Programa de Controle da Tuberculose, o paciente com suspeita ou doente de tuberculose, além do exame de escarro, é submetido a uma radiografia de tórax e o resultado é liberado em tempo real. Também passa por consulta médica todas as manhãs, equipe multiprofissional, com assistente social, enfermeiro, farmacêutico.
Fonte: SECOM/ PMCG.