A delegada Carla Tavares, da 134ª DP, informou nesta quarta-feira (5) que um inquérito policial foi aberto para apurar o incêndio ocorrido no Campos Shopping, na terça-feira (4), área central de Campos dos Goytacazes. Uma mulher é suspeita de ter ateado fogo em uma loja que fica no segundo piso (leia aqui). Em uma rede social, o síndico David Pontes afirmou que o ato foi criminoso. “As imagens do circuito interno mostram uma mulher de boné e mochila. Ela tirou um explosivo da bolsa e jogou na loja. Ela não tinha nada de capuz. Aparentemente, seria uma pessoa conhecida da proprietária. Depois do ato praticado, ela saiu normalmente entre as pessoas”.
Um dia após o incêndio, houve muito trabalho de limpeza para vários lojistas e funcionários dos estabelecimentos. Algumas lojas que ficam do lado externo do centro comercial chegaram a abrir nesta quarta-feira (5) Entretanto, os três acessos do shopping estavam com fitas de isolamento.
Em comunicado oficial publicado nas redes sociais, a administração do Campos Shopping lamenta o ocorrido e informa que o centro comercial abriu exclusivamente para os lojistas entre as 7h da manhã e o meio-dia, para que seja feita a limpeza e organização das lojas e áreas comuns. A partir do meio dia, o shopping fica aberto normalmente para os clientes, apenas com a área do incidente permanecendo isolada até a liberação da autoridade policial.
A reportagem tentou conversar com o síndico que percorreu a área atingida pelo incêndio. O segundo andar do shopping segue totalmente fechado e comprometido devido aos danos causados pelo incêndio. Não há energia elétrica no local, e o acesso interno está isolado desde as primeiras horas da manhã. A perícia esteve presente na tarde de terça-feira e retornou na manhã desta quarta-feira para coletar dados e informações.
O forte cheiro de fumaça ainda era perceptível, enquanto comerciantes tentavam reorganizar os espaços no térreo. Ana Paula Rício, que trabalha há nove meses em uma das lojas, relatou momentos de desespero. Ela ficou presa na garagem do terceiro andar e tentou sair pela escada, mas não conseguiu devido à intensa fumaça. “Somente pela rampa da garagem consegui escapar pegando carona em um dos carros estacionados”. Embora não tenha se ferido, sentiu ardência nos olhos e estava muito abalada. “As duas funcionárias da loja, assim como a proprietária, choravam bastante diante da cena de destruição”, contou.
Duas funcionárias de uma loja próxima à entrada do térreo, ainda muito assustadas, preferiram não dar entrevista. Apesar do impacto do incêndio, algumas lojas com estoques voltados para a área externa da rua conseguiram abrir normalmente.
Uma outra loja também foi afetada pelo combate ao incêndio. Durante os esforços para conter as chamas, a água utilizada atingiu o interior da loja de roupas finas, causando danos.
Um funcionário do shopping que pediu para não ser identificado, contou à reportagem que teve acesso às imagens das câmeras de segurança registraram o momento em que a suspeita, uma mulher retira da bolsa um artefato incendiário e ateia fogo à loja. Um vigilante que estava no local afirmou que a ação foi extremamente rápida e que o uso do extintor não teria sido suficiente para conter as chamas. “Somente o Corpo de Bombeiros poderia combater o fogo”, comentou.
Relembre o caso
Um incêndio em uma loja de roupas dentro de um shopping causou pânico no Centro de Campos na tarde de terça-feira (4). O fogo começou no segundo andar do estabelecimento, e três pessoas foram resgatadas pelo Corpo de Bombeiros por uma janela próxima ao local.
Segundo Késia Monteiro, proprietária de uma loja, o incêndio foi criminoso. De acordo com ela, uma mulher armada e encapuzada entrou no estabelecimento, jogou um líquido inflamável e ateou fogo antes de fugir.
A loja Look da Gata, localizada no segundo andar do shopping, foi completamente destruída pelas chamas. O Corpo de Bombeiros conseguiu conter o incêndio antes que se alastrasse para outros pontos comerciais. Durante o resgate, duas mulheres foram retiradas pela janela vizinha com o auxílio de uma escada.
Os bombeiros confirmaram que as vítimas foram levadas de ambulância para o Hospital Ferreira Machado. Até o momento da publicação desta matéria, não havia informações detalhadas sobre o estado de saúde delas.
Vítimas
Segundo o Hospital Ferreira Machado, quatro pessoas foram atendidas na unidade:
Idoso, 79 anos: inalou fumaça, foi medicado e permanece em observação na enfermaria do pronto-socorro, usando máscara de oxigênio.
Jovem, 22 anos: também inalou fumaça, está estável e segue em observação na enfermaria do pronto-socorro com suporte de oxigênio.
Mulher, 26 anos: sofreu queimadura de 1º grau nos membros inferiores e um corte na mão esquerda. Foi medicada, recebeu curativo e está estável, sendo atendida no setor de politrauma.
Homem, 28 anos: teve queimaduras de 1º e 2º grau nos membros inferiores e um corte na mão esquerda. Também foi medicado, recebeu curativo e está sob atendimento no politrauma.
O síndico do shopping, David Pontes, afirmou que, assim que o incêndio começou, a equipe de segurança evacuou o local. Com a rápida ação do Corpo de Bombeiros, o número de feridos não foi maior.
A Polícia Civil investiga o caso para apurar as circunstâncias do incêndio e identificar a responsável pelo ataque.
LEIA TAMBÉM
Vídeo: loja pega fogo em shopping e causa susto no Centro de Campos