×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Festejos de Santo Amaro movimentam Baixada Campista

Programação conta com alvorada, missas, procissão, Cavalhada e show

Cultura
Por Redação
15 de janeiro de 2025 - 7h05
(Foto: arquivo)

A programação da 292ª Festa de Santo Amaro promete movimentar o distrito da Baixada Campista, nesta quarta-feira (15), feriado municipal em louvor ao santo. Alvorada, missas o dia todo, a tradicional Cavalhada e desfile de bandeiras marcam o dia do padroeiro da Baixada. Desde a noite dessa terça (14), peregrinos participam da caminhada de Santo Amaro, percorrendo os cerca de 40km que compõem o chamado “Caminho da Fé”, que começa no Centro de Campos e termina no distrito que leva o nome do santo.

A programação começa às 5h, com alvorada, e segue com missa 1h, 3h, 5h, 7h, 9h, 11h, 13h, 15h, 17h e 19h. Sendo que a missa das 11h será celebrada pelo Bispo Diocesano de Campos, Dom Roberto Ferrería Paz; e a das 19h será campal.

Às 14h terá desfile de bandeiras; às 15h a tradicional Cavalhada – a única que persiste em atividade no Estado do Rio de Janeiro; às 18h está programada a procissão e, após a missa campal, show com a banda Novo Céu.

Santo Amaro é o padroeiro da Baixada Campista (Foto: André Santo)

Esquema especial de segurança

A Guarda Civil Municipal (GCM) informou que montou um esquema especial de segurança para a Festa de Santo Amaro. Os agentes estão de prontidão desde as 16h de terça-feira (14), e o trabalho seguirá até o fim da festa. Os motoristas também devem ficar atentos, pois o trecho da RJ-216 (Campos-Farol de São Tomé) ficará interditado desde as 16h desta terça até o término do evento, sendo o trânsito desviado por vias paralelas.

Segundo o diretor Operacional e de Planejamento da GCM, Thennyson Coelho, praticamente todo o efetivo estará empenhado para manter a segurança e ordem, principalmente dos romeiros que fazem o tradicional “Caminho de Santo Amaro”. Para reforçar o cuidado, a Guarda estará com quatro pontos de apoio.

“Nós teremos o nosso efetivo com todos praticamente empenhados, vamos com força total. Teremos quatro pontos de apoio fixo. O primeiro ponto, o ponto A, ficará da 28 de Março a São Sebastião, o segundo ponto de São Sebastião a Mussurepe e o terceiro ponto de Mussurepe a Santo Amaro, com grupamentos empenhados em cada ponto, e as nossas viaturas de trânsito dando suporte a esses pontos no sentido de ir e vir, o tempo integral dando segurança aos romeiros. E temos um quarto ponto, que é o ponto D, que seria de Santo Amaro a Farol de São Tomé também, porque temos romeiro saindo de Farol até Santo Amaro”, explicou Thennyson.