A última atualização da Defesa Civil municipal aponta aproximadamente duas mil pessoas atingidas pelas fortes chuvas que caíram em SãoFranciscodeItabapoana, na última semana, o que corresponde a 63 famílias. Destas, cinco estão desalojadas, sendo que uma está abrigada em uma residência de familiares e outra, em uma igreja, que ofereceu o espaço como ponto de abrigo. As demais serão encaminhadas pela Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano para a Escola Municipal Dirceu Dias da Silva, em Guaxindiba. Uma equipe da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Tecnologia preparou o espaço para receber as pessoas.
A Defesa Civil Estadual atua em conjunto com o Gabinete de Crise montado pelo município, que reúne diversos órgãos da cidade.
— A criação do gabinete de crise é fundamental para coordenarmos as esforços em prol dos moradores da Ilha dos Mineiros. Esta união de forças é primordial em prol das vidas, que sempre será nossa prioridade — afirmou a prefeita, que ao longo do sábado, visitou pontos de alagamento na Ilha dos Mineiros e em Guaxindiba.
Gaande volume de chuva foi recebido pelo Rio Guaxindiba e canais adjacentes em poucas horas, o q causou diversas consequências na Ilha dos Mineiros.
Assistentes sociais cadastram moradores afetados, enquanto caminhões e tratores auxiliam na retirada de pertences nos imóveis atingidos.