Pesquisas de mercado imobiliário feitas pelo J3News mostram que a alta temporada na região é sinônimo de alta de preços de aluguéis e como efeito colateral atinge todos os custos de uma temporada de veraneio. E isso vem mudando costumes da classe média de Campos, que antes praticamente se mudava para as praias da região neste período.
Os altos preços dos aluguéis podem ser constatados na comparação com os praticados em praias da Região dos Lagos, notoriamente até então mais caros. De forma surpreendente, o preço dos aluguéis em praias como Grussaí e Atafona, em São João da Barra, estão mais caros do que os de balneários renomados como Rio das Ostras.
Uma boa casa nas praias da região tem um aluguel de até R$45 mil para o período de veraneio, o que significa um aumento de 20% em relação ao verão anterior. Em Atafona, por exemplo, a média de aluguel para a temporada é de R$ 30 mil, e em Grussaí o preço sobe mais um pouco.
Essa valorização dos aluguéis pode ser explicada pela proximidade dessas praias com Campos. O acesso às praias é rápido e, por consequência, o custo do combustível é menor, na hipótese do deslocamento diário para Campos.
Fato é que esse fenômeno que muda o perfil do veraneio nas praias da região faz com que muitos campistas suspendam a temporada e permaneçam na cidade, o que significa uma boa oportunidade para os empresários de setores diversos, e muitos já descobriram isso e não é deste verão.
O custo da temporada é alto e aquele verão inteiro de janeiro a fevereiro vem aos poucos sendo abreviado, sem tirar a vitalidade da economia desta época, alavancada pelo turismo e suas vertentes, como a gastronomia.