Moradores da localidade de Mocotó, no Imbé, na região serrana de Campos, estão enfrentando sérias dificuldades devido à falta de infraestrutura e abandono da área. A situação piorou após as chuvas que atingiram a região no último final de semana, quando a cheia do rio isolou os moradores, deixando-os ilhados.
O local, que já não conta mais com a ponte nem com a passarela, que desabaram em junho de 2023, viu a situação piorar ainda mais. O incidente, que causou ferimentos graves em um morador no ano passado, tem impactado diretamente a rotina da comunidade. Sem as estruturas de passagem, muitos moradores não conseguem atravessar para trabalhar, estudar ou buscar atendimento médico quando necessário.
Alcemir Pires, de 58 anos, sofreu um acidente no local em junho do ano passado. Ele caiu de uma passarela improvisada e teve as costelas quebradas e o pulmão perfurado. A equipe do J3News conversou com ele para saber como ele está atualmente. “Moradores do Mocotó do Imbé estão ilhados por falta da ponte. Estamos há 1 ano e 5 meses nessa situação. Queremos resposta da prefeitura”, diz Alcemir.
Morador da localidade há 36 anos, Enos Gama Júnior, guia de turismo, mais conhecido como “Tubarão do Imbé”, falou sobre essa situação. “Ontem a situação tinha melhorado, o rio tinha baixado bastante, estava com água mais ou menos da cintura para cima, só que com as chuvas de hoje madrugada, voltou a subir e mais uma vez os moradores ficam isolados. (…) Isso aí já se arrasta há muitos anos, o abandono da região não é do governo de agora, vem de vários governos. A região serrana de Campos, os locais mais longevos do município, só existem na época de eleição”, desabafa Enos.
A verba para a reconstrução da ponte foi liberada desde março de 2023, mas até o momento, as obras ainda não começaram. A Prefeitura, na época, justificou que a construção da ponte dependia de uma autorização ambiental do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).
O J3News entrou em contato com o Inea, que informou, através de nota, não ser responsável pela construção da ponte do Rio Mocotó, e que a Prefeitura de Campos “deve realizar pedido de licenciamento para obra junto ao Inea”. O órgão também informou não encontrar, em seu sistema, processo administrativo solicitando nada relativo a essa ponte por parte da prefeitura.
A Prefeitura de Campos não respondeu até a publicação desta matéria.