×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Gestora de RH analisa inclusão de pessoas negras no mercado de trabalho

Segundo Andressa Cardozo, há várias empresas que têm valorizado a contratação de profissionais de diferentes etnias e religiões

Economia
Por Ocinei Trindade
23 de novembro de 2024 - 8h00

Andressa Cardozo é gestora de RH

No mês da Consciência Negra, o J3News destaca uma série de matérias e entrevistas sobre o tema. Na reportagem especial “Feriado nacional para a Consciência Negra” (clique aqui), a questão sobre o trabalho e a formação de pessoas pretas também são mencionadas. Para a gestora em Recursos Humanos, Andressa Cardozo, empresas têm ampliado o número de contratações de profissionais negros com qualificação. No entanto, a baixa escolaridade e formação profissional insuficiente são alguns obstáculos que esbarram em uma sociedade ainda racista e desigual no Brasil.

Formada em Administração de Empresas, Andressa Cardozo possui MBI em Gestão de Pessoas, tem formações de coaching, master coaching, PNL, constelação sistêmica. Atua na área de Recursos Humanos há 26 anos, com trabalhos para em empresas de médio e grande portes, nacionais e multinacionais.

Baseado em tua experiência profissional, como observa nos últimos anos a postura de empresas na contratação de pessoas pretas ou que se consideram negras?

Hoje, as empresas estão se importando em contratar pessoas com diversas etnias, religiões, buscando o profissional de acordo com sua competências, adequando a necessidade das vagas que estão ofertando.

Sabemos que populações de periferia e negras costumam ter menor nível de escolaridade. Como observa o perfil desses candidatos quando buscam emprego e os principais motivos de não contratá-los?

O principal motivo de não contratar profissionais é não estar de acordo com as competências necessárias para atuar na função.

Acredita que a diversidade racial e a contratação de pessoas pretas qualificadas aumentaram, se mantêm ou diminuíram nas empresas que tem conhecimento?

Acredito que aumentou. Ressalto a minha observação que a inclusão se faz necessária no mundo, não somente nas empresas, porém, na vida, independente de crenças religiosas, etnias, idade. A inclusão faz parte do processo evolutivo e ter pessoas diferentes ao nosso redor, nos faz evoluir como humanos e como profissionais. Penso que a cada dia temos um aprendizado para darmos seguimento a nossa evolução humana.

Existe algum método ou possibilidade de mais pessoas negras melhorarem seus currículos e alcançarem postos de trabalho?

Com certeza. Todos nós temos a capacidade de evoluir na vida e na carreira. O que precisamos é ter organização, planejamento, direcionamento e saber onde queremos chegar.

Como é possível promover a inclusão de mais pessoas negras em postos de trabalho qualificado e as empresas contarem com essa mão de obra?

Acredito que o processo evolução educacional e a capacitação profissional ajudariam aumentar a inclusão de profissionais negros no mercado de trabalho.

Sobre o tema que se refere à Consciência Negra e as posturas de empresas e trabalhadores, o que poderia comentar?

Sempre trabalhei buscando talentos e não é ” clichê” mencionar a frase “colocando as pessoas certas nos lugares certos”. Penso que quando o Processo de Recrutamento & Seleção coloca o profissional certo na vaga que a empresa está ofertando, todos ganham. O profissional fica feliz e a empresa tem o resultado esperado pelo profissional. Gosto mesmo é de acompanhar o crescimento de ambos e saber que fiz parte daquele processo econômico e social.

LEIA TAMBÉM

Feriado nacional para a Consciência Negra

Subsecretário de Igualdade Racial de Campos aborda o Dia da Consciência Negra