Sonho de Darcy Ribeiro ao idealizar a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), a Escola de Cinema de Campos pode enfim sair do papel.
O Diretor de Cultura da Uenf, Giovane Nascimento, e o vice-reitor, Fábio Olivares, receberam na última segunda-feira (30), a deputada estadual Dani Balbi (PCdoB), na Casa de Cultura Villa Maria. Em pauta, alguns temas importantes para a cultura local e regional. Entre eles, a elaboração e o desenvolvimento do projeto da Escola de Cinema e Audiovisual da universidade.
“Esse movimento surgiu no intuito de resgatar o projeto original do Darcy Ribeiro, que era da Uenf ter uma escola de cinema. Nos dias atuais, falamos de uma escola de cinema e audiovisual. A iniciativa foi retomada no Centro de Ciências do Homem (CCH), fazendo parte do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). A deputada Dani Balbi se dispôs a assumir essa bandeira na Alerj, prometendo apoiar o projeto e colaborar para que tenhamos estrutura capaz de tirá-lo do papel”, comentou Giovane.
Primeira deputada trans do Rio de Janeiro, primeira doutora e professora trans da UFRJ, dramaturga, roteirista e escritora, Dani Balbi destacou a importância de apoiar um projeto com tamanha magnitude e significado:
“Essa perspectiva é muito encorajadora. Durante o encontro, me coloquei à disposição para acelerar e fortalecer as iniciativas em andamento, incluindo a criação da Escola de Cinema, que é fundamental, pois estava prevista no projeto original da Uenf. A concretização dessa escola pode não apenas se tornar uma realidade, mas também transformar a universidade em um polo de referência para a cultura no Norte Fluminense, contribuindo significativamente para o setor”, comentou a deputada.
Também participou do encontro o fazedor de cultura Maycon Maciel, assessor da deputada federal Jandira Feghali (PCdoB) e presidente da Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV) em Campos.
Diretor de Cultura da Uenf e também da Villa Maria, o professor Giovane Nascimento explica que para o projeto avançar é necessário todo um suporte e apoio de diversas esferas:
“O processo está sendo elaborado, para posteriormente ser levado à reitoria. Depois, precisará ser aprovado em processo interno da universidade. E para seguirmos à diante, necessita de um grande envolvimento da sociedade, da classe política, do Governo do Estado. Afinal, para implantar a Escola de Cinema e Audiovisual, vamos precisar de uma infraestrutura, de vagas para professores e técnicos, em um novo concurso”, pontua.
Desde 2020, a Uenf conta com o seu cinema universitário: o Cine Darcy. O projeto de extensão tem idealização e coordenação da professora Priscila Castro, Assessora de Cultura da universidade entre 2020 e 2023.
Em 2023, o Cine Darcy foi destaque em um seminário internacional de políticas culturais. Através do projeto, a sala de cinema da Uenf já exibiu uma série de filmes brasileiros de produção independente, reconhecidos nacional e internacionalmente.