×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

CCZ segue em alerta sobre índice de mosquito da dengue em Campos

O recente Levantamento Rápido de Índice para Aedes Aegypti (LIRAa) apontou resultado de 1,7% e é considerado o melhor do ano

Geral
Por Redação
14 de agosto de 2024 - 7h00

Agente do CCZ em atividade / Foto: Cássio Peixoto / Divulgação

‌O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) concluiu mais um Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (LIRAa) deste ano. A pesquisa de campo começou no dia 29 de julho e terminou já em agosto, no dia 2. Já a estratificação dos dados foi finalizada na última sexta-feira (9). O resultado de 1,7% é o melhor do ano, e se aproxima do índice preconizado pelo Ministério da Saúde (MS).

O LIRAa constitui um método simplificado que proporciona uma rápida obtenção de indicadores entomológicos, permitindo uma compreensão abrangente da distribuição do vetor Aedes aegypti. O resultado de agosto é o que mais se aproxima do orientado pelo MS, que é de 1%, no entanto, a orientação é continuar em estado de alerta e a manutenção das medidas preventivas.

“Esse resultado de 1,7% é, sim, um motivo para comemorar. Mas o trabalho não pode parar. Tivemos o apoio do Exército nesse período, o que nos ajudou bastante, além de todos os mutirões em bairros que foram escolhidos de forma estratégica. Conseguimos baixar esse índice, mas os dados seguem apontando que 80% dos focos encontrados estão dentro da casa dos moradores. Contamos com a ajuda da população para baixar ainda mais esse índice”, explicou o coordenador do Programa Municipal de Controle de Vetores (PMCV), Claudemir Barcelos.

O LIRAa desempenha um papel crucial ao facilitar as análises entomológicas, fornecendo informações detalhadas sobre índices prediais e o tipo predominante de recipiente positivo. Esses dados visam otimizar e direcionar estrategicamente as ações de controle do vetor, proporcionando uma delimitação eficaz das áreas de risco entomológico.

Barcelos destacou as ações dos mutirões como fundamentais para que o índice chegasse a quase 1%. “Foram, no total, 27 bairros trabalhados até aqui, 42.154 imóveis visitados e 1.034 focos encontrados. Foram recolhidos 1.476 pneus e 94 caixas d’água tratadas e teladas”, destacou.
Com o resultado, o CCZ já destaca a organização de serviços que acontecerão a partir desta semana, nos bairros que apresentaram os maiores índices nessa amostragem. Um novo cronograma de serviços, que, em breve, será apresentado, inclui, além das atividades diárias, mutirões e ações educativas.

Fonte: Secom/PMCG