Morreu na manhã deste sábado (10) a quilombola e ativista Lucimara Muniz. Ela era pré-candidata a vereadora de Campos, pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Estava internada no Hospital Dr. Beda há dois meses, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Luci Muniz foi uma das mulheres em destaque em matérias para duas edições impressas recentes do J3News, nos últimos dois meses, destacando personalidades que buscavam retomar a representatividade feminina na Câmara de Vereadores.
Coordenadora nacional de Comunidades Quilombolas, vice-presidente da Associação Estadual Quilombola e uma das fundadoras do Instituto de Desenvolvimento Afro Noroeste Fluminense, Lucimara foi personagem importante na produção do documentário “Griôs”. O filme da jornalista campista Daniela Abreu faz um registro da história de formação e resistência dos quilombos de Campos.
Em 8 de março deste ano, o Cine Darcy, cinema universitário da Uenf, organizou uma programação especial pelo Dia Internacional da Mulher, com “Cores Pretas” e “Griôs” em destaque. Stella Tó, Dani Abreu e Luci Muniz participaram de uma roda de conversa ao final das exibições.
Presidente do MDB em Campos, o vereador Silvinho Martins lamentou o falecimento. “Estou completamente arrasado. Uma grande perda”, disse.
O velório acontece a partir das 8h deste domingo (11), e o sepultamento às 11h, no Campo da Paz. O cemitério é situado na Estrada do Capão, número 773, Parque São Benedito.